A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 01 de Outubro de 2016

03/06/2014 18:02

Com apenas 1% das empresas adaptadas, palestra esclarece sobre imposto na nota

Caroline Maldonado
Consumidor saberá exatamente quando está pagando de impostos na compra (Foto: Arquivo)Consumidor saberá exatamente quando está pagando de impostos na compra (Foto: Arquivo)

Para esclarecer as dúvidas sobre a nova lei que obriga a discriminação dos impostos nas notas fiscais, a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) promoverá palestra nessa sexta-feira (6), as 19h, na sede da entidade. No Estado, pouco mais de 1% das empresas estão adaptadas à lei.

Veja Mais
Prefeitura de Campo Grande promove alterações na Nota Fiscal Avulsa do ISS
Consumidor se revolta ao ver na nota fiscal quanto paga em imposto

O prazo final para adequação a Lei nº 12.741/12 é nove de junho e até agora 19% dos estabelecimentos em todo o país estão informando o imposto na nota fiscal. Quem não informar a partir desse dia estará sujeito as penalidades impostas pelo Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor).

Em Mato Grosso do Sul, 20.813 estabelecimentos estão cumprindo a lei, o que representa apenas 1,11% do total de empresas do estado. O estado com mais empreendedores adeptos do novo sistema é São Paulo, onde 31,72% deles emitem a nota fiscal informando o imposto.

Desde 2013, o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) disponibiliza no site www.ibpt.org.br um sistema gratuito para que as empresas possam se adequar à legislação, representando o menor custo de implantação possível.

De acordo com o diretor de Inteligência Contábil do IBPT, Othon Andrade Filho, o sistema é de fácil operação. “A 'Lei de Olho no Imposto' representa um grande passo em direção à transparência tributária, possibilitando que os cidadãos saibam que pagam tributos em tudo o que consomem”, afirma.

A palestra “Esclarecimentos sobre impostos na nota fiscal” será gratuita e conta com o tributarista e primeiro secretario da ACICG, Roberto Oshiro e o superintendente do Procon , Alexandre Rezende. A sede da ACICG fica na rua 15 de novembro, número 390.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions