ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Conta de energia para consumidores residenciais ficará 7,38% mais cara

Caroline Maldonado | 05/04/2016 10:15
Reajustes valem para 73 municípios de MS, atendidos pela Energisa (Foto: Marcos Ermínio)
Reajustes valem para 73 municípios de MS, atendidos pela Energisa (Foto: Marcos Ermínio)

A partir da próxima sexta-feira (8) a conta de energia vai ficar 7,38% mais cara para residências de 73 municípios de Mato Grosso do Sul, atendidas pela concessionária Energisa. O reajuste foi aprovado hoje (5) pela Aneeel (Agência Nacional de Energia Elétrica), durante Reunião Pública de Diretoria.

A decisão altera os valores para 970 mil unidades consumidoras do Estado. O reajuste de 7,38% será para os consumidores residenciais, classificados como Classe B1.

Os percentuais de reajuste são definidos por classe de tensão. A conta de consumidores de alta tensão, que são as indústrias, sofrerá alta média de 6,75%, enquanto que os de baixa tensão sofrerão aumento de 7,40% (residencial e subclasse, baixa renda e rural). 

De acordo com a Energisa, o efeito médio a ser sentido pelos consumidores do Estado é de 7,19%, como foi adiantado na semana passada pelo Campo Grande News.

Conforme o contrato de concessão, no cálculo do reajuste a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. É levada em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. 

Reajuste anual - No ano passado, o reajuste chegou a quase 32%, sendo 3,22% do anual e 27,9% do aumento extraordinário, feito devido a crise hídrica que obrigou a geração de energia por meio das termelétricas, que tem custo maior.

Nos siga no Google Notícias