A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Setembro de 2016

18/11/2015 14:57

Instituto nacional de defesa do consumidor terá escritório na Capital

Caroline Maldonado
Escritório do Ibedec atenderá na Rua da Lira, nº 234, Sala 2, Vila Carlota, em Campo Grande (Foto: Divulgação/Ibedec)Escritório do Ibedec atenderá na Rua da Lira, nº 234, Sala 2, Vila Carlota, em Campo Grande (Foto: Divulgação/Ibedec)

A partir da semana que vem, Campo Grande terá o primeiro escritório de um instituto que defende os direitos do consumidor, com sede em Brasília e unidades em outros Estados. O Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo) será inaugurado no dia 27 de novembro para atender também consumidores de todo o Estado.

Veja Mais
Procon constata "abuso" no reajuste da gasolina de 38 postos na Capital
Preço da cesta básica sobe quase 4% em novembro, mostra Procon

O Ibedec não tem poder de multar empresas, mas busca a conciliação entre consumidores e empresários; além de entrar com ações judiciais para reparações de danos, recorrendo ao CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Segundo o presidente das seções goiana e sul-mato-grossense, Wilson César Rascovit, qualquer pessoa pode procurar o escritório para receber informações referentes às relações de consumo gratuitamente. O consumidor só precisa se filiar para utilizar algum serviço do instituto ou de seus conveniados.

“Mato Grosso do Sul e seus consumidores já vinham necessitando de um órgão para tirar suas dúvidas e oferecer orientações sobre as relações de consumo do dia a dia. Diversas pessoas, que convivem constantemente com problemas relacionados ao desrespeito aos seus direitos, precisam saber por qual caminho percorrer”, comenta Wilson.

Conforme Wilson, o Ibedec é uma organização sem fins lucrativos que oferece estudos aprofundados e orientações judiciais para cada caso específico e o objetivo é trabalhar em parceria com outros órgãos da mesma área, como o Procon (Superintendência de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul). O instituto atua também no campo político, a fim de sensibilizar os governantes e os legisladores quanto aos problemas enfrentados pelos consumidores.

O escritório atenderá na Rua da Lira, nº 234, Sala 2, Vila Carlota, em Campo Grande. Quem quiser atendimento gratuito pode agendar pelo telefone (67) 3015-1090. A entidade ainda não divulgou o horário da inauguração. O site www.ibedec.org.br tem cartilhas gratuitas com orientações específicas e notícias relacionadas aos direitos do consumidor no país e a entidade está também no Facebook




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions