A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016

12/12/2014 10:39

Vendas do comércio crescem 7,5% e MS está entre melhores resultados

Caroline Maldonado
Segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com expansão no volume de vendas de 9,8% sobre outubro de 2013, foi o que mais contribuiu positivamente na taxa global do varejo (Foto: Arquivo)Segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com expansão no volume de vendas de 9,8% sobre outubro de 2013, foi o que mais contribuiu positivamente na taxa global do varejo (Foto: Arquivo)

Em outubro, a vendas do comércio varejista sul-mato-grossense tiveram alta de 7,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a receita nominal de vendas apresentou variação positiva de 12,4%. Com o resultado, Mato Grosso do Sul fica entre os sete Estados que apresentaram melhor desempenho no mês.

Veja Mais
Vendas do comércio varejista tiveram alta de 1% no Estado
Vendas do comércio varejista cairam 0,7% em MS no mês de junho

Os dados, levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicam que o setor passa por um bom momento, com crescimento a cada mês. Em agosto, as vendas tiveram alta de 2,4% e em setembro de 4,7%, em relação aos mesmos meses do ano passado.

O Estado que apresentou o melhor resultado nas vendas do varejo em outubro é Roraima, com alta de 20,7%. Em seguida, estão Rondônia, que teve crescimento de 14,4%; Amapá, cujo volume de vendas cresceu 13,9% e Pará, com alta de 12,8%.

Com desempenho negativo no período estão o Distrito Federal, com queda de 1,5 nas vendas; Santa Catarina, com redução de 2,7% e São Paulo com retração de 0,8%, conforme o IBGE.

Já o comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, teve alta de 2,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado, em Mato Grosso do Sul. Os dados são animadores, já que em agosto desse ano o setor registrou queda de 2%. Em setembro o segmento ganhou fôlego e o comércio varejista ampliado apresentou crescimento de 1,4%.

Brasil – Em todo o país, o comércio varejista registrou crescimento de 1,0% no volume de vendas e de 1,3% na receita nominal, ambas as taxas em relação ao mês anterior., segundo o IBGE. Quanto à média móvel, o volume de vendas gerou variação de 1,0%, enquanto na receita foi de 1,2%.

O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com expansão no volume de vendas de 9,8% sobre outubro de 2013, foi o que mais contribuiu positivamente na taxa global do varejo. Os principais fatores que explicam o desempenho positivo deste segmento, segundo o IBGE, foram o comportamento dos preços dos produtos farmacêuticos, que em 12 meses subiu 4,9% contra 6,6% do índice geral e a essencialidade dos produtos comercializados.

As vendas de produtos do segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba segmentos como lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos, entre outros, apresentou variação de 5,1% no volume de vendas em outubro com relação a igual mês do ano anterior. Com isso, o segmento foi responsável pela segunda maior participação positiva na taxa global do varejo.

Representou a terceira maior contribuição positiva no resultado total do varejo, op segmento de Combustíveis e lubrificantes, com variação de 1,8% no volume de vendas em relação a outubro de 2013. De acordo com o IBGE, contribui para o resultado o crescimento abaixo da média dos preços de combustíveis, com 5,4% de variação contra 6,6% do índice geral, nos últimos 12 meses.

Em MS, lucro do comércio varejista cai 10% e do atacadista sobe 18%
Informações da Pesquisa Anual do Comércio são referentes ao período 2009/2010 e apontam o que já acontece há 10 anos no varejoPesquisa Anual do Comé...
Bandeira tarifária de outubro é verde, sem valor adicional nas contas de luz
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em outubro será verde, sem custo para os consumidores de energia elétrica. Este é o sétimo m...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions