A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

28/02/2012 10:25

Dois anos após acidente, Rayssa sonha em voltar a andar, dirigir e estudar

Paula Vitorino

Jovem sofreu acidente de carro em 2009 e agora luta para dar continuidade a vida normal

Sempre com sorriso no rosto, Rayssa luta a cada dia por melhorasSempre com sorriso no rosto, Rayssa luta a cada dia por melhoras

Com um sorriso no rosto, flor no cabelo e a família ao redor, a jovem Rayssa Favaro, de 21 anos, é a prova de que milagres existem. Quase três anos após ficar 69 dias em coma por causa de um acidente de carro, a jovem tem, a cada dia, novas conquistas e não vê a hora de dar continuidade aos sonhos que foram interrompidos.

“Eu acho que estou progredindo bem, mas eu quero mais. Não vejo a hora de voltar a fazer as mesmas coisas de antes, principalmente, poder andar, dirigir e fazer faculdade”, deseja.

Rayssa teve de reaprender a comer, a andar, a falar e a raciocinar como uma jovem de 21 anos depois de sofrer traumatismo craniano, em acidente na manhã do dia 21 de abril de 2009. O trauma provocou o que a medicina chama de lesão axonal difusa no tronco cerebral-hipotalamo.

A doença de nome difícil significou uma revolução na vida da jovem, que contrariando o que se pode imaginar, revela com bom humor que quer voltar a dirigir. “O que me deixou assim é uma das coisas que mais quero fazer: não vejo a hora de dirigir”.

A reconquista dos movimentos antigos depende de tratamento médico, mas principalmente de muita paciência, que precisou ser incorporada por toda a família.

“Aos poucos ela vai fazendo pequenas conquistas. Mas hoje ela estar aqui, viva e conversando, já é um milagre”, diz o pai, o policial rodoviário federal Valter Favaro.

Ele frisa que Rayssa já deu "muitos sustos", referindo-se as melhoras, quando quase ninguém mais tinha esperanças. "Ela acordou quando ninguém esperava, foi um susto, e a cada dia ela tem avanços, coisas que hoje ela faz e a gente nem imaginava", diz.

Por isso, a família frisa que não existe prazo para a recuperação total, já que cada dia representa uma surpresa.

Hoje, Rayssa conversa com dificuldade e precisa da cadeira de rodas para se locomover, mas já dá alguns passos com andador. Ela sofre de ataxia, o que provoca “tremedeiras” nas mãos e dificulta o equilíbrio nos movimentos.

Para passar as intermináveis horas do dia sem nada para fazer, como ela define, a internet é um das alegrias, já que ler no papel é difícil por conta da ataxia e voltar a estudar ainda não é possível devido ao atraso no cognitivo.

“Estou de férias forçadas”, frisa. A mãe, Nara Favaro, acrescenta que tudo depende de tempo e que aos poucos o seu cognitivo vai voltando ao normal.

Mas para o próximo semestre a agenda de atividades deve aumentar com a autorização clínica, e aulas de inglês, artesanato e culinária estão na lista de prioridades.

Rayssa com o pai e a mãe comemoram conquistas após acidente. (Fotos: Paula Vitorino)Rayssa com o pai e a mãe comemoram conquistas após acidente. (Fotos: Paula Vitorino)

Balança - No início deste mês, Rayssa voltou de mais uma sessão de tratamento no Hospital SARAH, em Brasília. A cada sete meses ela viaja com a família para passar um mês em tratamento intensivo no hospital, referência na reabilitação de traumas neurológicos e oferece os serviços gratuitamente.

Como a lesão sofrida não é muscular e, sim, cerebral, a rotina de tratamento consiste em treinos para melhorar o equilíbrio, exercitando a independência da jovem nos movimentos do dia a dia, além de exercícios físicos e cognitivos.

Uma das principais lutas da jovem é contra a balança. Rayssa chegou a engordar 15 quilos após o coma e hoje pesa 74 quilos, o que não é o bastante para chamá-la de “gordinha”, mas está longe do ideal de 61 kg, o que ela pesava antes do acidente.

Ela conta que logo que voltou para casa tinha vontade de comer tudo o que via pela frente, pois nunca se sentia satisfeita com a alimentação, uma das seqüelas provocadas pela lesão cerebral.

“Tudo que me davam eu comia”, diz. Mas também fazia pedidos de chocolates e outras guloseimas aos pais, que de pronto eram atendidos.

Deixando os mimos de lado, o pai explica que a perda de peso é uma das orientações do hospital e é fundamental para a melhora clínica, já que quanto mais leve estiver melhor para praticar os exercícios, entre eles, o feito no andador.

Amigos e família - Rayssa encontra força para enfrentar as lutas diárias nos amigos e familiares. Ela conta que adora receber as visitas das velhas amigas, além de sair para churrascos e outras reuniões.

“É muito importante, a gente percebe que não está sozinho. Gosto de ouvir as novidades, contar as minhas”, afirma.

A irmã, Lariane Favaro, de 20 anos, explica que a família está sempre por perto, mas os amigos são fundamentais para Rayssa conversar e dividir os momentos compartilhados entre amigos.

"É muito legal ver que elas conversam como se nada tivesse acontecido. Não são todas as amigas, mas a maioria trata ela não como uma coitadinha, mas como a amiga de sempre", diz.

Carro de Rayssa após o acidente. Carro de Rayssa após o acidente.

Já para a família, o acidente também foi sinônimo de superação e união. “A gente vivia muito disperso, cada um tinha suas atividades e quando se encontrava era para brigar. Por causa da Rayssa tivemos que nos unir”, diz a mãe.

Rayssa mora com a mãe e irmã, em Campo Grande.

Superação - Olhando com bons olhos para a tragédia, Nara agradece a Deus por terem conseguido superar todos os acontecimentos e conclui que foi um milagre.

“Acredito que foi um milagre. O jeito como tudo aconteceu e depois foi se resolvendo, todas as portas foram se abrindo, sempre tivemos ajuda. Parece que fomos carregados no colo por Jesus, porque nunca nos sentimos desamparados”, afirma.

Durante o período em que Rayssa esteve internada os familiares e amigos realizaram correntes de oração pedindo a recuperação da jovem.

A irmã ainda ensina que “se você não souber olhar as coisas boas de uma tragédia como essa, você não consegue superar”.

Como está - O processo sobre o acidente ainda não foi encerrado. A Justiça está ouvindo as partes envolvidas, mas ainda não tem data para a próxima audiência.

No dia 21 de abril de 2009, Rayssa diriga um Fiat Uno pela rua Bahia, quando o veículo colidiu com o Honda Civic dirigido por Marcelo Olendzki Broch, que seguia pela avenida Mato Grosso. A colisão jogou os carros a 36 metros do ponto de impacto.

Enquanto esperam o julgamento, a mãe afirma que nada vai apagar o sofrimento vivido pela família, mas que espera "que seja feita a Justiça".




Queria saber o tamanho da lesao e se durante o coma ela conseguia abrir os olhos e mexer as pernas e se ficou respirando com ajuda de aparelhos. tenho um irmao com lesao difusa grave ja tem 40 dias que esta de coma ele abre os olhos e mexe as pernas de vez enquando. Por favor se alguem poder me ajudar eu agradesso
 
Gilmar Chagas em 11/10/2016 18:09:28
Que maravilha poder saber disso Raissa. Tenho uma amiga minha com lesão cerebral difusa e já tava sem esperanças. Mas ouvindo o seu depoimento vejo que ela pode sim sair dessa. Confio em Deus que ela voltará. Obrigada por seu exemplo de vida.
 
Jackeline Pereira em 10/02/2014 15:46:38
Rayssa, eu estou entrando em contato pois vivo uma historia semelhante a sua o meu filho de 3 anos e 6 meses sofreu uma queda do quinto andar do predio que moramos e graças a
Deus esta vivo, porem tambem sofreu LAD e esta tentando se recuperar, o acidente foi no dia 31/10/2013 e eu a minha esposa gostariamos de saber como tem sido com vc, porque o Phelipe (meu filho), não esta enxergando vc ficou sem enchergar em algum momento e quanto tempo levou.
estamos cheios de esperança e encertesas, se vc puder nos de um retorno, pois assim como meu filho vc é tambem um milagre vivo e como tal deve testemunhar tudo isso para acalmar os corações que vivem o mesmo dilema.
Desejamos a vc toda saude do mundo e que realize todos os seus sonhos, so para que conste ele ñ teve fratura nenhuma. Antonio.
 
Antonio José Bezerra em 03/01/2014 21:00:43
oi rayssa tenha paciência, meu marido também se recupera de um trauma axional difuso e ja voltou a dirigir acredita, como diz o salmo 91: NA SUA ANGUSTIA EU ESTAREI COM ELE E LHE MOSTRAREI A MINHA SALVAÇAO. COM MUITA FE EM DEUS, força de vontade ,atividades orientadas, tudo vai melhorando.
 
Silvia Cristina Zanetoni Sanita em 28/12/2013 16:50:44
Oi Raissa...você é uma vencedora....E com fé tudo vai chegando nos eixos...Meus marido também sofreu um acidente em 2010 no dia das mães.....Estavam os três irmão no carro ...um faleceu...meu marido teve tce gravíssimo, seguido de LAD..e meu outro cunhado num teve nada...A perspectiva inicial é que ele nem fosse viver...mas Deus é muito Bom., e aos pouco foi saindo do coma e foi pra casa...Foi pra casa com sonda, sem andar nem falar...mas com muita luta...depois de três meses já estava falando e andando....Hoje vivemos bem....Ele tem um pouco de dificuldade na marcha.....e não consegue correr....as vezes fica mto triste ..Mas sempre digo pra ele que ele é um vencedor...assim como vc......Deus lhes deu uma nova chance de viver...e devem agarra-la com muita vontade....Parabéns Vencedorra....
 
Viviane silveira mesquita em 15/04/2013 23:24:21
Ola Rayssa, boa tarde!! estou passando por um problema desse na minha família. Meu tio que amo tanto, sofreu um acidente de carro e esta com traumatismo, os medicos diagnosticaram que é LESAO AXONAL DIFUSA. Esse acidente aconteceu dia 19/11/2012 e ele esta na UTI Patrocinio-Mg. Estamos muito preocupados com ele pois ja tem uma semana que esta sem sedativo mas ainda nao saiu do coma, entao, estamos em uma corrrente de oração para DEUS fazer o milagre na vida dele como fez na sua. Temos muita fé que em nome de JESUS ele vai sair dessa.
Que Jesus te abençoe que volte a andar logo...Você é muito Especial para Deus!!!JESUS TE AMA
 
ARIADNE PEREIRA em 03/12/2012 17:06:06
que deus abensoe minha chara que ela volte a andar logo
 
raissa alves costa em 01/03/2012 06:30:44
VC É UM MILAGRE..JESUS TE AMA!!
 
LIDIO OLIVEIRA em 29/02/2012 11:02:25
justiça.... nunca sera feita, tem que se fazer justiça com as proprias mãos, se fosse minha parente ou proximo, esse babaca nao estaria vivo
 
FABIANO SANTOS em 29/02/2012 10:20:04
Espero que não fique só na impunidade, atropela e foge e vai terminar em pizza, assim pode acontecer comigo, vendi meu veiculo a Delkar Automoveis (LEGUIZAMOM E CIA) não recebi, passaram a terceiros (Advogado da DELKAR) ta na justiça e até agora nada, é simples enganam as pessoas e fica por isso mesmo, mas não vai ficar não eles teram o troco.
 
francisco carlos em 29/02/2012 08:09:24
Senhores juizes ñ façam como aquele juiz que libertou um bandido p/ depois voltar a estrupar, e ñ entendo o porque destas merdas de audiências se ja foi comprovado a causa do acidente, é só neste pais mesmo que acontece isto, um moleque destes tem que pegar no mínimo uns 6 anos e é pouco e tem de ser cumprido.
 
francisco carlos em 29/02/2012 07:44:04
RAYSSA, sómente agradeça a deus por tudo que ele tem feito a voçe e sua familia o resto é resto... voçe tudo pode naquele que te fortalece. A Justiça de Deus sera feita.

Associação dos Servidores Federais em Transportes - ASDNER-MS. esta a sua disposição para qualquer problema.
Que Deus te abençoe em todos seus caminhos.
Abraços fica com deus.

ALIPIO/ASDNER-MS.
 
ALIPIO RAYMUNDO DA SILVA em 29/02/2012 07:23:09
Que maravilha sua recuperação q Deus te abencoe sempre Rayssa,,,a justica que eja feita contra esses filhinhos papai q saem por ai dirigindo embriagados fazendo rachas,,, seja feita justica
 
rosilene leonel em 29/02/2012 06:40:49
Rayssa, você é digna de admiração e respeito! Você é um exemplo para todos nós!
 
Priscila Baggio em 28/02/2012 12:35:30
SE ELA NAO ESTIVESSE PASSADO NO SINAL VERMELHO TUDO ESTARIA BEM
 
FRANCISCO ALMEIDA em 28/02/2012 12:03:30
Lindona, se Deus quiser e com a sua força de vontade tudo voltará ao normal.. torco muito por você ..
 
maria gabriela rodi em 28/02/2012 11:50:21
LINDA RAISSA!!! EXEMPLO DE VIDA,EU ME LEMBRO DO CASO BOA SORTE RAISSA,Q DEUS CONTINUE ILUMINANDO SEUS PASSOS E DE SUA FAMILIA!!!
 
nilda lima em 28/02/2012 11:16:41
isso e uma benção agradeça a DEUS todos os dias pois voce e mais um milagre do nosso Pai que JESUS te acopanhe sempre pois ele te ama
 
silvana baroni em 28/02/2012 11:16:25
Parabéns a toda família! Toda a alegria e esperança que hoje cultivam é um milagre de Deus! Conheço bem essa família a mais de 20 anos e sei que Deus sempre esteve ali presente, são pessoas de fé, de bom coração, humildes e merecedoras da graça divina que receberam! São a tradução mais fiel e sublime que depois da tempestade vem a bonança! Um grande abraço a família, fiquem com Deus!
 
Eduardo Juliace em 28/02/2012 11:06:34
Que bom te ver assim Rah! Aquela menininha alegre que eu conheci continua a mesma! Beijo!
 
Aline Antunes em 28/02/2012 10:10:25
Jesus caminha sempre conosco a onde a gente vai,ou com quem a gente esteu torco para que vc comtinuei assim firme e forte com o pensamento sempre lá no alto a onde Jesus está ao lado do Pai Eterno,vc é o orgulho de sua familha,não fique com maguá desse triste rapaz,por que Deus não é vingativo mas justo.
Parabéns pela pessoa que vc é,e que Deus te proteja hoje e sempre,com toda seus familhares.
 
andre dias em 28/02/2012 09:26:06
Nunca pare de sonhar

Richard Bach
twitter facebook orkut

Havia no alto de uma montanha três árvores. Elas sonhavam com o que iriam ser depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas disse: eu quero ser o baú mais precioso do mundo e viver cheia de tesouros. A segunda, olhando um riacho suspirou: eu quero ser um navio bem grande para transportar reis e rainhas. A terceira olhou para o vale e disse: quero crescer e ficar aqui no alto da montanha; quero crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus. Muitos anos se passaram, as árvores cresceram. Surgiram três lenhadores que, sem saber do sonho das árvores, cortaram as três. A primeira árvore acabou se transformando num cocho de animais, coberto de feno. A segunda virou um barco de pesca transportando pessoas e peixes todos os dias. A terceira foi cortada em vigas e deixada num depósito. Desiludidas as três árvores lamentaram os seus destinos. Mas, numa certa noite, com o céu cheio de estrelas, uma jovem mulher colocou o seu bebê recém-nascido naquele cocho. De repente, a árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda, certo dia, transportou um homem que acabou por dormir no barco. E, quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse PAZ!! E, imediatamente, as águas se acalmaram. E a árvore transformada em barco entendeu que transportava o rei dos céus e da terra. Tempos mais tarde, numa Sexta-feira, a árvore espantou-se quando as vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. A árvore sentiu-se horrível vendo o sofrimento daquele homem. Mas logo entendeu que aquele homem salvou a humanidade e as pessoas logo se lembrariam de Deus ao olharem para a cruz. O exemplo das árvores é um sinal de que é preciso sonhar e ter fé. SEMPRE !!! Não importa o tamanho dos sonhos que você tenha, sonhe muito e sempre. Mesmo que seus sonhos não se realizem exatamente como você desejou, saiba que eles se concretizarão da maneira que Deus entendeu ser a melhor para você. "Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade. Sente apenas um impulso que a conduz para esta ou aquela direção. Mas o céu sabe os motivos e os desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes."
 
andre dias em 28/02/2012 09:15:11
Rayssa embora nós não conhecemos mais lendo as machetes sobre seu acidente eu fique imaginando como anda a conciência dessa pessoa que causou tudo isso,sera que ele dorme direito com a conciência tranquila.
Uma pergunta ele foi alguma vez no hospital te ver,pelo menos te pedir desculpas,por ter causado essa situação.
 
andre dias em 28/02/2012 09:06:45
recomeço. É saber que temos asas invisíveis e fazer pedido para as estrelas, voltando os olhos para o céu.

Andar com fé é olhar sem termos as portas desconhecidas com a mão estendida para dar e receber.

Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado.

"Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria." Re
 
andre dias em 28/02/2012 08:58:10
Raissa, acompanhei pela midia a tragédia e a sua luta e agora a sua conquista de cada dia que passa a sua recuperação, continue a confiar no ser supremo DEUS que ele te dará tudo de volta, e claro com a ajuda da sua familia!!! QUE DEUS TE PROTEJA SEMPRE!!!
 
Rubens Alvarenga em 28/02/2012 08:14:12
Sangue de Jesus tem poder.. vc é linda, voce é forte, voce pode, voce é um anjo de luz,
amamos voce.. rezamos para voce recuperar, agora vamos rezar para agradecer.


VIVA A RAISSA ÉLA VITORIOSA... VIVA..VIVA.....VIVA.........VIVA.........
 
edmir cândido em 28/02/2012 07:43:31
Lindo exemplo de vida da Rayssa!! E indignação com o animal que causou tudo isso...
 
Ricardo Sadyama em 28/02/2012 07:01:10
Fico muito feliz de te ver assim ,deus te abençoa cada dia/aprenda logo uma torta de frango e me convida parair na sua casa e brincaderinha bjs a vc e sua familia
 
SANDRA JACQUES em 28/02/2012 05:24:43
Rayssa o que importa pra nós e voce esta viva rogo a Deus que logo voce vai voltar a estudar e fazer estagio conosco Deus te abençoe hoje e sempre. Voce é uma prova viva que Deus existe. Beijos nós te amamos muito beijos Rita de Casce
 
RITA DE CASCE em 28/02/2012 04:28:55
Raissa, não a conheço pessoalmente, mas tenha a certeza que estou torcendo muito por voce, pela sua ampla recuperação, tenho a certeza que vai vencer, vencer todos os obstaculos Deus dará a voce e a seus familiares toda a força, um grande abraço.
 
waldemar oviedo aguero em 28/02/2012 04:03:07
Sabe Raissa estou passando por um momento dificil tbém,a 2 anos,tudo por imcopentencia de um motorista.Motorista entre aspas né...dá alta sociedade e não me ajudou em nada.Infelizmente a justiça esta do lado de quem tem grana.Mas tudo bem,devemos entregar nas mãos de Deus q tudo ele fará...graças a Deus estamos bem e com certeza vamos sair dessa em nome de Jesus.Parabéns pela força de vontade!!!
 
Cris em 28/02/2012 03:58:38
parabéns RAISSA! QUE DEUS POSSA TE ABENÇOAR TODOS OS DIAS
 
EDGAR GUILHERME em 28/02/2012 03:22:32
Rayssa, espero anciosamente pelo seu curso de culinária e q vc aprenda a fazer uma torta bem gde e nos convidar para comemorar com vc e sua familia a sua reabilitação, e o milagre de DEUS. Mesmo sem te conhecer, tenho vc como uma amiga, q venceu e contia vencendo todos os obstaculos desta vida. Força e bola pra frente. Bjos.
 
Magali Santana em 28/02/2012 02:41:51
Rayssa, com certeza DEUS esteve carregando vc e toda a sua familia para este final feliz q é a sua recuperação, as vz não entendemos a mensagem de DEUS e foi preciso acontecer tudo isso para a familia voltar a se amar e se dar valor. Acompanho tudo o q diz respeito a vc pela tv ou internet e desde o começo sempre orei por vc. DEUS abençõe a sua familia.
 
magali santana em 28/02/2012 02:39:28
Parabéns Rayssa pra vc e toda e sua familia, que Deus continue abençoando todos vcs. Fico triste em ver que ainda tem ignorantes como esse tal Sr. Francisco Almeida, que mesmo depois de quase 3 anos, com tdo que ja foi exposto sobre o caso, ainda tem a cara de pau de acabar de ler uma materia linda dessas, escrever o que escreveu!!! Acho que o Sr. deveria procurar Deus, e pedir desculpas. Idiota.
 
Adriana Barbosa em 28/02/2012 02:38:14
Enquanto haver demora na justiça em resolver estes casos eles vão continuar a acontecer é mto triste sou mãe e posso imaginar a dor que esta familia passou e continua a passar por causa de um filhinho de papai que acha que o dinheiro e o poder pode comprar tudo espero sinceramente que ele nunca descupra que o dinheiro não é tudo nesta vida .
 
marcia delmondes em 28/02/2012 02:26:41
...parabéns Raissa você é um milagre...o seu testemunho de vida é um exemplo para muitos jovens que desistem da vida por coisas bem menores que seu problema...
 
Ester Menacho em 28/02/2012 01:54:56
“A gente vivia muito disperso, cada um tinha suas atividades e quando se encontrava era para brigar. Por causa da Rayssa tivemos que nos unir”, diz a mãe. Talvez esteja ai a resposta para a pergunta: "Por que as coisas não acontecem por acaso?" ou simplesmente: "Por que elas acontecem?". Parabéns família, amor é isso ai!!!
 
CLAUDIO MOREIRA em 28/02/2012 01:40:31
na manha de quarta feira de cinzas eu ia passando a mato grosso pela bahia no sinal verde e um carro vinha furando o sinal pela mato grosso, so estou vivo porque ele nao vinha em alta velocidade senao nao estaria aqui pra contar.........., o carro com jovens dentro,,,,,,,,,,.
 
joao souza em 28/02/2012 01:37:49
Franciso Almeida, ainda que ela tenha passado pelo sinal vermelho, o que muitos fazem na madrugada para não serem assaltados, não se justifica um animal estar naquela velocidade num cruzamento daqueles, SEM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO.

Se o animal não estivesse a 200Km/h e fosse habilitado, tudo estaria bem.
Mas, agora, ao que interessa, a jovem graças a DEUS está muito bem, fiquei feliz por ela!
 
Gersom Farias de Sá em 28/02/2012 01:23:16
Fico muito triste com a justiça que não faz nada.
Mas creio no que DEUS vai fazer na vida da Raissa ...
Mais uma vez Vergonha para justiça dois anos e nada de sentença .
 
Kohatsu em 28/02/2012 01:18:24
SE ESTE HONDA CIVIC NAO TIVESSE EM ALTA VELOCIDADE, E PASSADO NO SINAL VERMELHO, REALMENTE ELA NAO ESTARIA NESTA SITUAÇAO, MAS EXISTE UM DEUS DE MARAVILHAS , DE MILAGRES QUE ESTA FAZENDO GRANDES OBRAS NA VIDA DESTA MOÇA... PODE TER CERTEZA QUE FARAS MAIS E MAIS .... RAYSSA.. QUE DEUS POSSA ESTAR ABENÇOANDO GRANDEMENTE SUA VIDA.....
 
rosemar em 28/02/2012 01:10:37
Deus esta sempre ao seu lado e de sua familia e voçê vai realizar todos seus sonhos... é so confiar, ter fé e continuar pq a caminhada é dura mais jamais impossivel.
 
luciana corrêa em 28/02/2012 01:07:23
O Sr. estava lá no momento e presenciou o acontecido pra afirmar isso com tanta propriedade, Sr. Francisco Almeida?
 
Igor Ribeiro em 28/02/2012 01:01:24
imagem transparente

Compartilhe

Classificados