A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

12/07/2016 12:08

Sem alvará para música, bar Holândes Voador fecha as portas pela quarta vez

Thailla Torres
No mês de maio artistas fizeram intervenção para mudar a imagem do bar. (Foto: Marcos Ermínio)No mês de maio artistas fizeram intervenção para mudar a imagem do bar. (Foto: Marcos Ermínio)

Reduto do estilo underground em Campo Grande, o bar Holândes Voador fechou pela quarta vez, após 10 meses de funcionamento no último endereço, na Avenida Calógeras. O espaço que dava abertura para bandas autorais de punk, hardcore e heavy metal se apresentarem, acabou fechando as portas por falta de alvará para música ao vivo. 

Veja Mais
Artistas fazem intervenção e mudam imagem de bar mais underground da cidade
Para a despedida, David Bowie é homenageado em evento hoje no Holandês Voador

O proprietário George Van Der Ven, de 30 anos, comenta que até pode manter o espaço, mas apenas como bar e no silêncio. E esse não é propósito da casa que há 5 anos busca incentivar a cultura alternativa.

"Se voltar só com a bebida, vai tirar a alma do Holandês. E eu faço de tudo para que isso não aconteça, porque a gente vende a bebida para ter também uma fonte de renda para manter o espaço, mas a proposta fundamental é dar voz a essa juventude e incentivar os talentos que a gente tem", argumenta.

O bar já estava sem receber atração há um mês e para George, o que pesa é a falta de percepção para a diferença sobre o que é bar e um espaço cultural. "Há uma burocracia enorme para conseguir colocar música ao vivo aqui. Não existe um discernimento que reconheça os espaços culturais. Sei que é preciso seguir as regras, mas a fiscalização tem que reconhecer que aqui é um espaço para cultura.

O proprietário também lamenta a resistência no apoio à cultura alternativa. "Também sinto que há uma marginalização em cima dos eventos alternativos, mas é preciso reconhecer que o que acontece aqui é positivo e fechar um espaço, acaba atrasando a própria cultura do Estado. Se isso já tivesse mudado, talvez eu nem teria fechado a primeira vez", pontua. 

Por enquanto não há previsão de reabertura, mas George garante que todo sacrifício vai valer a pena até o Holândes Voador retornar. "Eu acredito que essa geração de Campo Grande ainda vai fazer uma virada cultural. Cresci vendo o potencial desses artistas e a cultura alternativa é muito rica. É onde tudo se mistura e isso enriquece muito o cenário cultural. 

Em maio, o espaço havia recebido uma intervenção, para deixar o bar de cara nova. Artistas plásticos, tatuadores, grafiteiros e realizaram a pintura, deixando o local mais colorido. 

Curta o Lado B no Facebook.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.