ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Política

Documento assinado por Trad e Bernal dá largada para transição

Fabiano Arruda e Paula Vitorino | 13/11/2012 12:26
Documento deve ser publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Município. (Foto: Minamar Junior)
Documento deve ser publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Município. (Foto: Minamar Junior)

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e o eleito, Alcides Bernal (PP), assinaram, nesta manhá, após cerca de uma hora de reunião, a primeira entre eles, documento que oficializa o processo de transição do governo municipal.

O termo deve ser publicado na edição de amanhã (14) do Diário Oficial do Município e, a partir de então, poderão ser marcadas agendas oficiais.

Nelsinho e Bernal estiveram acompanhados de suas equipes de transição. Em comum, disseram que vão seguir os procedimentos determinados em lei, disciplinados em normativa baixada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) em setembro.

O peemedebista afirmou que está pronto para atender uma transição “tranquila e democrática”. “A partir deste momento temos que olhar para o futuro e desenvolvimento da cidade. Esse foi o encaminhamento que tive com o prefeito Alcides Bernal”, disse Trad, assegurando que sua intenção é subsidiar o prefeito eleito com informações necessárias “para que ele possa traçar um plano de ação imediato”.

Já Bernal endossou o discurso e assegurou que está “recebendo as informações necessárias” para que no dia 1º possa iniciar seu mandato. Ele garantiu que seu objetivo é atender Campo Grande e fazer com que a relação com Nelsinho, que lembrou vir desde à época que eram vereadores juntos, seja “de respeito” para “ajudar a administração e a população”.

Alcides Bernal e Nelsinho Trad concedem entrevista após cerca de uma hora de reunião, a primeira entre eles.
Alcides Bernal e Nelsinho Trad concedem entrevista após cerca de uma hora de reunião, a primeira entre eles.

Discussões – Os “prefeitos” também ainda foram questionados sobre pontos que estiveram em evidência desde a campanha eleitoral.

Ao ser inadagado se aprovava a decisão de Nelsinho em sinalizar reajuste de 5,31% para o IPTU 2013, Bernal voltou a dizer que a responsabilidade do tributo é exclusiva da atual administração. “Ele, dentro de sua administração, entende que esse valor era uma necessidade. Nós queremos um imposto justo e que não pese mais para o contribuinte”, comentou o progressista, que teve no congelamento do imposto uma de suas propostas durante a eleição.

Outro ponto defendido por ele durante o pleito foi a possível anulação de contratos que julgasse, ao assumir no ano que vem, nocivos para a cidade. O prefeito eleito frisou que não teve acessos a qualquer contrato, o que deve ter a partir de hoje. “Estamos solicitando todos os documentos referentes a licitações”, pontuou, confirmando que “é possível rever”.

Nelsinho, por sua vez, considerou “inerente” a possibilidade de uma auditoria prometida pelo novo prefeito. “Penso que daqui para frente as ações devem ser pautadas pela responsabilidade, da qual tenho certeza que o novo prefeito comunga”, destacou.

Perguntado se vai dar total acesso às licitações à equipe de transição do progressista, Trad garantiu que vai permitir contato a “toda e qualquer informação que nós tivermos e estiver dentro da normativa (do TCE).

“Não nos furtaremos em passar (informações), até porque se eu não fizer isso vou infringir uma norma”, completou.

Nos siga no Google Notícias