ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Estudantes desenvolvem projeto que analisa clima de propriedades rurais

Priscilla Peres | 18/06/2015 14:30
 Antes da sessão, estudantes acompanhados pelos pais e reitores do IFMS visitaram gabinete do deputado Marcio Fernandes. (Foto: Marco Miatelo)
Antes da sessão, estudantes acompanhados pelos pais e reitores do IFMS visitaram gabinete do deputado Marcio Fernandes. (Foto: Marco Miatelo)

Três estudantes, com o auxílio de um professor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), receberam o prêmio de 3º lugar como melhor projeto de Meteorologia do mundo pela OEA (Associação Americana de Meteorologia e da Organização das Américas). Eles desenvolveram uma plataforma que disponibiliza informações sobre o clima daquela propriedade.

O trabalho inovador fez tanto sucessso, que os meninos foram indicados para o London International Youth Science Forum, que vai acontecer de 22 de julho à 02 de agosto em Londres. Porém, eles não tem condições de arcar com os custos da viagem, orçada em R$ 57 mil. Para pedir ajuda, eles estiveram na Assembleia Legislativa ontem.

Em plenário, Pedro Otávio Rocha, Lucas Moraes e Eduardo da Silva Campos explicaram sobre o projeto desenvolvido junto com o professsor Jiyan Yari. Eles explicam que o objetivo do Agri-Weather – Soluções Meteorológicas para o Agronegócio, é beneficiar a agricultura familiar com uma tecnologia acessivel.

“Diversas tecnologias existem para ajudar esses produtores, mas muitos não têm instrução para manusear os equipamentos. Queremos incentivá-los a continuar no campo, produzindo mais por um menor preço e obtendo bons lucros. O projeto é simples e visa melhorar a produção tanto em termos de qualidade quanto prevenindo pragas e doenças. A ideia é entregar uma informação confiável ao produtor sobre as condições climáticas”, detalha Pedro, de 17 anos.

Com a plataforma, o agricultor terá informações climáticas a respeito da sua área específica, e não generalizada, como atualmente é repassado pelos institutos de meteorologia. A mini estação trará dados de acordo com a individualidade da região, que se diferencia pelo relevo, temperatura, solo em pequenas distâncias.

Como presidente do Conselho Estadual de Juventude de Mato Grosso do Sul, o deputado Marcio Fernandes (PT do B) destacou a importância em apoiar projetos como esse. “O que estes jovens apresentaram hoje é uma ideia extremamente empreendedora que merece ser valorizada, afinal o agronegócio Sul-Mato-Grossense pode ganhar muito com esta plataforma”, destaca o deputado.

Nos siga no Google Notícias