A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019

09/12/2017 09:00

A (Des)Construção da Sociedade

Por Paulo Eduardo de Barros Fonseca (*)

Segundo Rosseau[1], o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Isso porque ao perder sua liberdade natural, o homem busca ganhar a liberdade civil firmando, ainda que tacitamente, um contrato social. Nesse contrato, ao mesmo tempo, o povo é agente ativo e passivo, ou seja, é parte do processo de elaboração das normas e do seu cumprimento, pois compreende que obedecer às leis que escreve para si mesmo é um ato de liberdade, isso enquanto um pacto pautado na alienação da vontade particular como condição de igualdade entre todos.

Quer parecer evidente que o estabelecimento desse pacto enfrentou, enfrenta e enfrentará dificuldades para ser fixado, mas que sempre, em qualquer situação, deve ser orientado por valores que foram e são fundamentais para a estabilidade da sociedade.

A filosofia trata dessa questão ao discutir o conjunto de valores, individuais e coletivos, considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta humana. Como tais valores fornecem o alicerce oculto dos conhecimentos, adquiri-se consciência do certo e do errado a partir da estruturação do mundo moral no íntimo do ser, ou seja, a partir daquilo que estiver fixado na sua consciência, alimentado por idéias e desejos.

No aspecto psicológico, os valores designam o traço de personalidade caracterizado pela tendência que o ser julga determinados objetivos ou ações.
Ocorre que a modificação ou o rompimento do contrato social não pode implicar na quebra e inversão dos valores basilares da sociedade e, em decorrência, gerar fatores de desestabilização e uma grave crise ética.

Aparentemente a sociedade moderna vive e convive com esse paradoxo, talvez pelo evidente afrouxamento dos laços familiares, que forjam a socialização primária com regras e valores básicos importantes para o convívio social.

Com apreensão percebemos que parte da sociedade moderna tem se distanciado dos valores espirituais, deixando se envolver e tentando impor uma realidade meramente materialista. Ora, se dentro do princípio de liberdade, a qual não é absoluta, pois o direito do próximo deve ser respeitado, inclusive para que se busque o constante convívio harmônico, sem intolerância ou discriminação, inimaginável admitir que a quebra de paradigmas, que afetam o contrato social estabelecido, seja imposta.

Dessa maneira, neste momento histórico da humanidade e como artífices da construção de uma sociedade mais equilibrada, os valores da sociedade humana, construídos e sedimentados a partir de um passado coletivo, não devem ser menosprezados, mas examinados sob a ótica do bom senso e respeito, de modo que seja possível reconhecer qual o nosso papel enquanto indivíduo na sociedade, na família e dentro de nós mesmos.

É de se lembrar o alerta do Apóstolo Paulo ao afirmar que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas coisas convém”[2]

[1] Jean Jacques Rosseau – 1712-1778 – Ribeiro. Paulo Silvino – Rousseau e o contrato social
[2] I Coríntíos 6:12

(*) Paulo Eduardo de Barros Fonseca é procurador autárquico aposentado do Estado de São Paulo (Unesp) e vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

Origem espiritual da Profecia
Em minha obra Os mortos não morrem, transcrevo estudos abalizados e relatos interessantíssimos sobre a realidade da vida após o fenômeno chamado mort...
As mulheres e Einstein
Fato incomum: 1.900 mulheres discutindo agronegócio, de questões mercadológicas a tendências de tecnologia, sustentabilidade, gestão, diplomacia ambi...
A humanidade e o poder
Para enfrentar a limitação de recursos da natureza, os humanos têm que superar o egoísmo e encarar a vida com seriedade e solidariedade, estabelecend...
Diálogo de surdos
Imaginem a cena: um professor que repete, repete, repete, sempre da mesma forma, um mesmo conteúdo, em diversas classes, imaginando ter feito a parte...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions