ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artigos

Dia Mundial da Infância

Débora Maria de Souza Paulino (*) | 21/03/2021 07:15

“Toda criança tem direito de...”

De iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Dia Mundial da Infância é um marco destinado à conscientização de pais, responsáveis, governantes e sociedade em geral sobre os direitos da criança e as formas de se transpor os desafios para sua concretização.

Refletirmos sobre a importância desta fase da vida para a formação dos “adultos de amanhã” nos permite assegurar a construção da identidade dos pequenos e atendê-los em suas necessidades básicas, que por diversas vezes não acontece no seio familiar, necessitando da intervenção estatal.

Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar prioridade absoluta a direitos básicos da criança como o direito à vida, à saúde, à educação, à dignidade, à liberdade, dentre outros, cabendo ao Estado, à família e à toda a sociedade a sua efetivação, na prática, a situação é outra.

Ações articuladas de promoção e defesa de direitos com iniciativa de instituições governamentais e não governamentais, envolvendo União, Estados, Distrito Federal e Municípios, são fundamentais para a proteção de todas as crianças, isto é, não apenas as hipossuficientes ou que tenham seus direitos ameaçados ou violados ou que estejam em situação de risco.

É de responsabilidade de todos nós o cumprimento das normas e diretrizes asseguradas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assumindo a Defensoria Pública relevante papel no sistema de garantias.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seus artigos 206 e 207, garante à toda criança e adolescente o acompanhamento por advogado, ou por Defensor Público, respeitando-se os casos de segredo de justiça. A lei também garante a orientação e a defesa dos seus direitos, como a ampla defesa e o contraditório, tanto antes como no curso de um eventual processo.

A Defensoria Pública pode tomar diversas medidas em favor da criança inclusive através das ações civis públicas para evitar prejuízo ou fazer cessar eventual prejuízo que a mesma possa estar submetido.

O Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NUDECA), representa a Defensoria Pública do Estado em diversas comissões e comitês, pela busca e efetivação dos direitos das crianças, tais como o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (COMCEX/MS), Comissão Intersetorial pra Mato Grosso do Sul com Vistas a Execução do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos a Convivência Familiar e Comunitária (COFAC/MS), Comissão Permanente de Ética dos Conselhos Tutelares Municipal (COPECT), Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI/MS), dentre outras.

Com ampla atuação, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul mantém seu compromisso de prestar assistência jurídica e integral às crianças e adolescentes, movida pela esperança de um futuro sem violações de direitos para nossas crianças.

Nos siga no Google Notícias