A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

06/01/2012 17:00

Inovação e valorização caminham juntas para o sucesso

Por David P. Lima Jr*

Todos querem inovar, por isso, muitas ideias surgem com o objetivo de identificar e/ou propor mudanças nos processos de fabricação e criação de produtos. As transformações vêm para manter muitas empresas em crescimento e atuantes no mercado. Na busca por melhorias, as companhias acabam identificando novas tendências do mercado e apostando nelas. Curiosamente, na contra mão de tudo isso, muitas se mantêm com a mesma mão de obra, cujas habilidades permanecem as mesmas. Desejam obter resultados diferentes com o mesmo pessoal, com as mesmas capacidades. Há um fato a ser considerado. Para a obtenção do aperfeiçoamento de resultados, é necessário que as empresas passem a desenvolver ações que valorize seus profissionais, tendo em vista que são eles os maiores responsáveis pelo sucesso das inovações propostas. A receita do sucesso, diante de uma competitividade cada vez mais acirrada e competente, tem como ingredientes fundamentais, as estratégias, a motivação, o comprometimento e o envolvimento dos funcionários nesse novo cenário de mudanças.

A capacidade de inovação é fator determinante para que as empresas se mantenham no mercado. A mudança é o único movimento que nunca muda. Aliás, ela faz parte da rotina da sociedade atual e, por consequência das organizações. Nesse novo cenário, é necessário que as empresas, sejam elas pequenas, médias ou de grandes implantem, de modo continuado, programas e projetos voltados à reestruturação. São as mudanças que as manterão competitivas e vivas. Todos esses fatores nos levam a firmar que as empresas deverão, não apenas buscar novas tecnologias, dominá-las e aumentar seus investimentos em pesquisas e desenvolvimento. Elas terão que aprender a gerir todo processo, desde a decisão sobre a criação, a forma de fazer e como transformá-las em inovação, o que traz consigo uma situação premente: uma grande dificuldade de promover e incrementar as alterações nos processos produtivos.

Um dos caminhos para que reduzam essas dificuldades é envolver os funcionários de forma motivadora, fazendo-os se sentirem valorizados e importantes no processo de mudanças. Uma grande aliada para isso é a comunicação interna que deve ser usada como instrumento para anunciar, explicar e preparar as pessoas para esta nova política. Certamente, esta é uma das melhores formas de minimizar qualquer confusão e/ou resistências, a comunicação deve motivar e inspirar todos a se envolverem e participarem dos processos, desde o projeto até a implantação efetiva das mudanças. Entretanto para que seja bem aceita e bem sucedida, contando com um bom nível de engajamento e comprometimento das pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, a mudança deve ser vista como um processo coletivo, que envolve novos significados e uma nova cultura organizacional. Qualquer mudança na empresa deve acontecer, em primeiro lugar, nas pessoas. As mudanças se constituem através da comunicação.

Como, em geral, a implantação de projetos de inovação se deve aos funcionários, é preciso que todos estejam envolvidos por completo. Deve-se levar em consideração suas ideias e fazer com que elas sejam avaliadas quanto sua viabilidade e se atingirão os resultados esperados pela empresa.

(*) David P. Lima Jr é graduado em Comunicação social, palestrante e consultor de empresas.

Compliance: benefícios práticos nas empresas
Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Indep...
Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
Sem comunicação não há evolução
Os líderes do agronegócio hoje concordam que precisamos dialogar muito mais com a sociedade urbana, pois sem isso não teremos aderência nas necessida...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions