ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Nas mãos de cuidador inspirado

Por Francisco Habermann (*) | 31/08/2017 13:25

Ele precisava de três cuidadores, diariamente. Revezavam- se em turnos, pois o paciente era muito dependente. Até então era muito ativo e atencioso, mas com a idade, as limitações, a começar pela memória, impuseram-lhe novas condições na rotina de vida. Ainda assim, mantinha suas preferências pessoais, cultivava suas leituras, recebia visitas dos amigos chegados e certa autonomia. Novos eventos orgânicos lhe impuseram mais limitações.

Foram as recentes dificuldades de mobilização que lhe impuseram a nova condição de cadeirante. Os cuidadores eram seus 'motoristas' contínuos e atendiam aos seus mínimos desejos.

Seus amigos faziam-lhe visitas surpresas na casa onde morava na capital e, assim, levavam momentos de alegria e de muitas recordações, estimulando a necessária conexão entre o laborioso passado e o resistente presente daquele que foi excelente professor. Uma ideia, entretanto, voltava sempre à sua claudicante memória. Tudo começou com um convite.

Um dos cuidadores, certamente o mais sensível, teve a brilhante ideia de sugerir ao patrão que fossem passar uns dias na praia, em casa de familiar. Tudo preparado, partiram.

O descanso no litoral incluía passeios na praia, sempre na cadeira de rodas. Num dos dias, ele pediu para que entrassem na água. Queria sentir a agradável sensação de bem-estar que o mar traz e entrou com a cadeira de rodas n'água. Exultou com a experiência, "parecia uma criança" – disse o auxiliar cuidador. Aquela aventura foi marcante e o sorriso voltou naquele semblante de professor emérito que conhecia tão bem a alma humana de seus sempre queridos discípulos. Por isso mesmo, fora várias vezes homenageado em sua vida profissional.

Na volta a São Paulo, com o passar de algumas semanas, o professor confessou àquele cuidador uma ideia que soou como surpresa. Afirmou com muita segurança que pressentia sua partida e queria, antes, voltar mais uma vez ao mar, sentir aquela sensação de paz e alegria que lhe fora proporcionada anteriormente, mesmo com as limitações que o acompanhavam. Programou-se o retorno e partiram novamente.

No dia da chegada teve seu desejo atendido. Ficou muito feliz com aquela experiência sensorial tão ansiada n'água do mar e agradeceu muito pela oportunidade que lhe fora dada. Agradeceu a todos. Naquela noite, teve um infarto de miocárdio fulminante (23-08-2017).

Todos nós choramos a partida do Professor Marcello Fabiano de Franco.

(*)Francisco Habermann é médico e professor aposentado da FMB-Unesp. Membro correspondente da ABL Contato: fhaber@uol.com.br

 

Nos siga no Google Notícias