ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, DOMINGO  11    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

“Estamos com muito medo”: família de MS teme escalada da violência na Bolívia

Dentista Wésner Vargas conta que a tensão nos protestos é crescente no país vizinho

Por Aline dos Santos | 11/01/2026 15:43


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Família sul-mato-grossense enfrenta situação de tensão em La Paz, na Bolívia, devido aos protestos contra o fim do subsídio dos combustíveis. O dentista Wésner Vargas, que viajava com familiares rumo a Machu Picchu, relata dificuldades e medo diante da possibilidade de confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O grupo conseguiu comprar passagens para Santa Cruz de la Sierra, mas só poderá viajar na quinta-feira. A Bolívia registra 69 pontos de bloqueio em estradas, sendo 26 em La Paz. Os protestos tiveram início em 22 de dezembro, após decreto presidencial que elevou os preços dos combustíveis.

Retida em protesto na cidade de La Paz, sede do governo na Bolívia, família de Mato Grosso do Sul teme a escalada da violência no país vizinho. “A gente quer sair daqui. Estamos com muito medo”, afirma o dentista Wésner Vargas, 38 anos.

Ele conta que a tensão nos protestos é crescente, com rumores de que haverá  confronto entre os civis e as forças de segurança.

“Todos aqui estão falando que amanhã começarão os confrontos. Estamos pedindo ajuda, encarecidamente, para retornamos ao Brasil. O consulado do Brasil aqui na Bolívia não tem nenhum brasileiro para nos atender, eles não entendem o que queremos. Quem tentou nos ajudar foi a consulado boliviano daí do Brasil, com informações e traduções”, diz Wésner.

Com muita dificuldade, diante das vias bloqueadas, o grupo conseguiu chegar ao aeroporto e comprar passagem para Santa Cruz de la Sierra, mais próxima a Corumbá. Porém, a viagem será somente na noite da próxima quinta-feira (dia 15).

“Estamos com muito medo”: família de MS teme escalada da violência na Bolívia
Antes do caos, Wésner e família fizreram registro feliz no deserto de sal, na Bolívia. (Foto: Arquivo Pessoal).

“Na volta do aeroporto estava tudo trancado, a gente quase não conseguiu chegar no hotel. Está ficando cada vez mais difícil”, relata o dentista.

Wésner e a família (mãe, irmão e cunhada) estavam em excursão de ônibus com destino a Machu Picchu, no Peru. Mas o grupo acabou retido na Bolívia desde terça-feira (dia 6).

De acordo com o jornal boliviano El Deber, são 69 pontos de bloqueio em estradas. Desse total, 26 ficam em La Paz. O protesto começou em 22 de dezembro, após o decreto presidencial que acabou com o subsídio dos combustíveis, resultando em alta nos preços.

Durante a semana, o Campo Grande News mostrou a situação de outros grupos de sul-mato-grossenses retidos na Bolívia por conta dos bloqueios.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.