A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Junho de 2017

08/11/2012 15:15

O que vem após o Enem

Por Letícia Bechara(*)

O que assistimos neste final de semana do Enem foram muitas histórias de lutas, desafios, frustrações, alegrias e tristezas. Até o nascimento de uma criança no momento da prova, foi noticiada. Alunos que perderam o horário, que chegaram com muita antecedência, preparados e despreparados. De tudo um pouco.

Avalio que o exame nesse ano ocorreu de maneira tranquila de forma geral, sem problemas relacionados à segurança da prova ou à impressão dos cadernos de respostas. Isso mostra um amadurecimento do sistema, investimento em segurança e preparo maior e melhor por parte dos organizadores do Ministério da Educação.

As histórias dramáticas apresentadas mostram ainda outro aspecto: a determinação de um sonho, um ideal. Para mais da metade dos candidatos, conforme observamos nos dados dos inscritos, o Enem representa a chance de acesso ao mundo universitário gratuito.

Isso nos leva a pensar no esforço que muitos jovens precisam ainda fazer no Brasil para ingressar no ensino superior. Apesar dos esforços do governo com os programas do PROUNI e FIES, o sonho dos estudantes ainda é o ingresso da universidade pública, pelo prestígio, pela oportunidade que representa por causa da qualidade do ensino que favorece, a longo prazo, a possibilidade de ascensão social e profissional. E é isso que povoa o imaginário dos alunos que prestaram o exame, porque para muitos é isso que acontece de verdade: a escala de sucesso, depende do seu esforço e do seu preparo.

Como um país de oportunidades, as empresas valorizam a formação de excelência oferecida pelas universidades públicas.

Então o resultado do Enem 2012 tem todo esse poder, não apenas de realizar o sonho, mas empresta ao candidato essa possibilidade de continuar a sonhar com o sucesso profissional e pessoal.

Só o resultado ainda não basta. O que vai sair em dezembro, será o início da jornada. Depois vem o SISU (Sistema de Seleção Unificado), a escolha da Universidade, o ingresso e a formalização da matrícula. Primeiro passo. Depois a escolha acertada do curso, a relação da aprendizagem com o conteúdo oferecido, as oportunidades da prática e o estágio. Enfim, caros alunos, o esforço está apenas começando... aguentem firme até o final, valerá a pena!

(*) Leticia Bechara é mestre em Educação e coordenadora do Vestibular e Relacionamento da Trevisan Escola de Negócios

Da imensidão dos universos
Quando começamos a pensar sobre a imensidão dos universos nos deparamos com a sabedoria de Deus, que é inescrutável, imensa, soberana, infinita. Que ...
Parlamentar com 8 inquéritos é membro do Conselho de Ética
O país das excelências tem vergonhosamente assentado em Conselhos de Ética políticos que desmerecem o nosso respeito, a nossa consideração, pois enve...
Heróis brasileiros
A cultura é uma lente através do qual as pessoas se encontram no mundo. Infelizmente para esse assunto, não encontramos uma rica literatura mas encon...
Metodologias ativas: a escola atenta a seu tempo!
Não faltam indicadores educacionais para avaliar a qualidade da educação nos âmbitos nacional e internacional. E os resultados não têm sido positivos...



É verdade, damos um grande passo com esses novos programas do governo, mas estamos muito longe ainda de alcançar o ideal, o que eu vejo é estudantes das escolas publicas mal preparados e perdidos na hora de realizar a prova, mas temos muitas perolas espalhadas no Brasil de meu Deus, gente batalhadora que acorda cinco hora da manhã para trabalhar, e a noite sai direto do trabalho para escola as vezes sem jantar, que tenho certeza que foram muito bem no emen, o Brasil já foi o país do futuro e agora é do presente!!!
 
Paulo Sérgio em 08/11/2012 16:48:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions