ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Planejamento para um legado sustentável da Copa de 2014

Por Juan Quirós (*) | 13/12/2010 11:09

O direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, em 12 cidades, e a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, somente irá concretizar-se como grande e positiva conquista se viabilizar o resgate dos gargalos da infraestrutura e, ao mesmo tempo, consolidar o conceito de construções verdes no Brasil. Essas duas metas devem ser contempladas pelos investimentos realizados em estádios, estradas, aeroportos e ferrovias, dentre outras obras, pois o mais importante das duas competições é o legado para o País e o seu impacto de longo prazo.

Assim, é necessário fazer com precisão a lição de casa preparatória à realização dos dois maiores eventos do calendário esportivo mundial, a começar pelo cumprimento das exigências da Fifa. Neste sentido, é sempre pertinente enfatizar que, desde 2006, quando ocorreu a Copa da Alemanha, a entidade maior do futebol estabeleceu como regra geral para toda a infraestrutura, em especial de estádios, os princípios da construção civil sustentável. Que 2014, portanto, seja um marco para a definitiva disseminação e consolidação desse conceito no País. Esta, sem dúvida, seria uma preciosa herança!

O significado das construções verdes torna-se mais evidente neste momento em que todos os olhares voltam-se à Conferência do Clima de Cancun (COP 16), no México. Não será possível celebrar um acordo multilateral para reverter o aquecimento terrestre sem a adoção em larga escala do conceito de sustentabilidade pelo setor da construção civil. Afinal, sabe-se que cerca de 40% das emissões mundiais de Co2 advêm dos edifícios. No Brasil, as construções são responsáveis por 44% de toda a energia consumida (22% são relativos ao uso residencial; 14%, comercial; e 8%, prédios públicos).

Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), os chamados prédios verdes podem gerar economia de até 40% no volume de água e 30% na eletricidade. Para isso, é preciso investimento em tecnologias ambientais equivalente a cerca de 5% do valor da edificação.

Além dos ganhos ecológicos para os indivíduos e a sociedade, estudo do Banco Mundial demonstra que a melhoria da eficiência energética nas construções pode diminuir em 25% o consumo de eletricidade no Brasil, Índia e China. Isso significaria imensa economia de recursos e evitaria expressiva emissão dos gases de efeito estufa.

Os dados são claros para se entender que a importância da Copa do Mundo e da Olimpíada para o Brasil transcende à mera circunstância das competições. Por isso, é motivo de preocupação o fato de ainda estar incipiente o processo de preparação, em especial se considerarmos que faltam apenas três anos e meio para a bola da Fifa rolar em gramados nacionais.

Quando se observa a pândega relativa ao estádio a ser construído em São Paulo, o risco de colapso aeroportuário, dúvidas quanto à viabilidade do trem-bala entre as capitais paulista e fluminense e a falta de sincronia no cronograma das obras, fica evidente a necessidade de um planejamento eficaz. Sem isso, o anacrônico improviso irá encarregar-se de prover estádios bonitos para a Copa do Mundo, mas o legado, que é o fundamental, seria catastrófico.

(*) Juan Quirós é presidente do Grupo Advento e membro do Conselho Global de Construção Sustentável do World Economic Forum – WEF.

Nos siga no Google Notícias