A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

29/12/2011 13:30

Sucesso

Por Soeli de Oliveira*

Ser bem-sucedido é a aspiração de todos os seres humanos. Lutamos por valor e relevância. Queremos que a nossa vida faça alguma diferença. Temos a própria ideia do que significa ser relevante, e nos esforçamos para alcançar nossos objetivos. Também, queremos ter filhos, cônjuges e amigos de sucesso. Porém, o que é sucesso?

O marketing e a mídia repetem todos os dias que sucesso é comprar um jeans novo, um apartamento em um condomínio chique, um carrão em suaves prestações, até com o dinheiro que não temos. Os publicitários descobriram e usam para vender produtos e serviços a verdade que ‘de tanto repetir, até uma mentira passa ser aceita como verdade’.

Vivemos numa sociedade materialista onde somos induzidos a acreditar que sucesso é consumir. Em que o ‘ser’, foi colocado no final da fila das virtudes. Esta inversão de valores tem gerado um grande vazio de alma, que anseia por ser preenchido, levando milhões a afundar-se no consumismo, no álcool, na depressão, nas drogas, nos jogos e na prostituição.

Quem você considera ser ou ter sido um sucesso: Hitler, Madonna, Michael Jackson, Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Jesus Cristo? Somos uma benção ou uma maldição para a sociedade em que vivemos dependendo dos modelos que admiramos e seguimos.

Há quem defina sucesso como ‘alcançar o que você quer’ e felicidade como ‘querer o que você conseguiu’. Tal definição seria perfeita se não deixasse de fora os conceitos de certo e de errado, de legal e de ilegal, de moral e de imoral e os reflexos para o indivíduo e para sociedade a médio e a longo prazo.

A palavra sucesso deriva do latim sucessus. É o resultado de qualquer atividade ou negócio. Quando um resultado é bom ou feliz, denominamos de êxito; ou, quando mau ou desastroso, torna-se conhecido como fracasso.

Entretanto o que se entende por sucesso ou êxito varia de indivíduo para indivíduo. Riquezas, glória, honra, tranquilidade e beleza são algumas das metas visadas. Ao alcançá-las, porém, o homem descobre que só os valores perenes tornam uma vida digna de ser vivida. Um dos mais graves defeitos de formação é a busca de sucesso fácil ou a qualquer preço como ideal de vida, e não de um valor sólido, ainda que obscuro.

(*) Soeli de Oliveira é consultora e palestrante das áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios

Compliance: benefícios práticos nas empresas
Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Indep...
Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
Sem comunicação não há evolução
Os líderes do agronegócio hoje concordam que precisamos dialogar muito mais com a sociedade urbana, pois sem isso não teremos aderência nas necessida...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions