ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Artigos

Uma nova vida

Por Benedicto Ismael Camargo Dutra (*) | 06/11/2015 10:35

A produção e o comércio são atividades que remontam aos séculos quando o objetivo era produzir bens úteis para suprir as necessidades humanas com ética e obter ganhos. Depois vieram os produtos nocivos, como o cigarro e outros que só trazem malefícios. A resistência dos consumidores indolentes foi sendo quebrada com métodos especiais de persuasão. Depois entrou em cena o dinheiro esperto, que gera ganhos sem nada produzir. Não é preciso ser profeta para perceber que um dia o rombo iria aparecer mostrando o caos e ampliando a miséria.

É lamentável que no século 21 os administradores públicos não estejam a altura nem capacitados para manter as contas públicas em equilíbrio. Vai nisso uma dose de incompetência, arrogância e má fé. Foram eleitos para zelar pelo dinheiro público arrecadado como impostos, e deveriam devolver esse montante em bem-feitorias para melhorar as condições de vida, mas é uma tentação para os corruptos passarem a mão nessa botija descuidada e sem dono. A taxa de juros de empréstimos agora está em 4,35% e a de depósito, em 1,5%. Isso na China.

No Brasil a taxa Selic é de 14,25 % bem acima disso. Com inflação ou sem ela, os juros consumirão 8% do PIB brasileiro em 2015. Devido à sua incompetência, os administradores públicos não conseguem manter as contas em equilíbrio. Com toda a desarrumação interna e externa o país não produz o necessário, caindo no déficit comercial e na inflação. São muitas variáveis, mas o Banco Central foca nos juros. Não se busca por solução real que anule as causas; apenas elevam-se os juros criando mais desequilíbrios. Os economistas têm de examinar essa questão e a do meio circulante, que desaparece e deixa tudo paralisado. Os legisladores e governantes têm de ser responsabilizados pelo equilíbrio e pela utilização do dinheiro público com seriedade para propiciar, como retorno, a melhoria das condições gerais.

A globalização tem dado prioridade ao aspecto financeiro que prioriza o menor custo e o melhor lucro; dessa forma a globalização vai pondo de lado o aspecto humano.
Falta a globalização séria do humanismo, não a que se assenta no socialismo, mas a que possibilite que todos possam viver condignamente, desde que se movimentem para adquirir conhecimentos e produzir algo de útil e benéfico.

A superoferta global gera desemprego. Desemprego diminui os gastos. A economia não cresce. Sem consciência, foi imposto um modelo global artificial permitindo comércio predatório e a atuação de estadistas e empresários sem seriedade. Com o aumento das dificuldades, o artificialismo aparece. É preciso trabalho e renda, mas também uma revisão no consumo supérfluo, no descartável, na preservação dos recursos. Com mais de sete bilhões de bocas é preciso uma nova cultura de vida mais natural.

As desarmonias se contrapõem ao final feliz e coerente, que sempre levanta o humor. Ultimamente, a maioria dos filmes vai para o lado depressivo da vida, aquilo que vemos a toda hora nas ruas, nas casas no trabalho: a falta de consideração e a violência, finais amargos que se infiltram pelos olhos e ouvidos gerando apatia e desinteresse pela vida, roubando a esperança de melhores dias.

Os riscos estão aí. Queda na produção de alimentos. Elevação dos mares. Aumento de imigrações. Riscos para a saúde. Já passamos da hora de reduzir a queima de combustíveis fósseis. Parar de desmatar. Reflorestar. Cuidar do lixo. Dar tratamento ao esgoto. Dar o adequado preparo para a população e as novas gerações.

(*) Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, e associado ao Rotary Club de São Paulo. Realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Conversando com o homem sábio”, “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”,“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; e “O Homem Sábio e os Jovens”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7

Nos siga no Google Notícias