ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Violência doméstica como violação de direitos humanos

Angela Cristina Pelicioli (*) | 30/10/2020 09:11

Os direitos à liberdade e à igualdade de tratamento há muito integram a luta das mulheres em todo o mundo. Mas é somente no final da década de setenta do século passado que a Convenção para a Eliminação de Todas Formas de Discriminação contra a Mulher, amparada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, se tornou um marco do direito internacional das mulheres.

No Brasil, referida Convenção foi incorporada à legislação interna em 1984, com ressalvas, pois, ainda em época de ditadura, inexistia ambiente para a efetiva igualdade entre homens e mulheres.

Fato é que, com o objetivo de eliminar a discriminação e implantar a igualdade entre homens e mulheres, a Convenção estabeleceu medidas para modificar padrões socioculturais de conduta, além de garantir que a educação familiar incluísse uma compreensão adequada da maternidade, como função social, reconhecendo a responsabilidade comum quanto à educação dos filhos.

Seguindo o mesmo espírito convencional, a Constituição de 1988 garantiu a igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres, inclusive dentro da unidade familiar.

Em raros casos, pontuou justificadas situações de tratamento diferenciado, justamente para garantir a igualdade de gênero, como, por exemplo, a determinação: a) da proteção à maternidade, por meio da licença-gestante e do direito à segurança no emprego, b) da proteção do mercado de trabalho, mediante incentivos específicos, c) da redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança, e d) da consideração da realidade social da mulher com a acumulação do trabalho doméstico e do trabalho remunerado, na interpretação da norma jurídica que deve ser levada em conta, (ADI 5938 e Tema 528, STF).

Passos ainda precisaram ser dados, tanto no plano internacional quanto no plano interno, como a aprovação da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, concluída em Belém do Pará, em 1994, por meio da qual a violência contra a mulher constitui violação dos direitos humanos e liberdades fundamentais, e a Lei Maria da Penha, com a garantia do Supremo Tribunal Federal de que a prática delituosa envolvendo a violência doméstica é violação de direitos humanos

Inobstante as conquistas alcançadas com vistas à organização de uma sociedade justa, livre e igualitária, o morticínio e a tortura de mulheres continuam.

Se, como ensina Hanna Arendt, “ser livre é viver sem medo”, ninguém mais pode permanecer indiferente à condição da mulher vítima de violência, sobretudo a violência doméstica.


(*) Angela Cristina Pelicioli é Doutora em direito pela PUC/RS

Nos siga no Google Notícias