ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Você possui planejamento em sua vida?

Por Dalmir Sant’Anna* | 22/12/2011 13:30

"Não há bons ventos para uma nau que não sabe para onde ir". A frase de Sêneca é um importante princípio, a ser aplicado para construir um planejamento e definir pontuais objetivos. Interessante é perceber que algumas pessoas demonstram incertezas de onde desejam chegar. Você caminha na direção certa de sua meta? Quando de maneira sucessiva a resposta é "não sei", além de demonstrar falta de propósito, mostra também insegurança. Observe abaixo como tornar seu planejamento mais eficaz e doravante, com resultados mais visíveis.

Meta é onde eu preciso chegar – Fui convidado para apresentar palestra, para um grupo de executivos, contribuindo na estruturação de diretrizes para o planejamento estratégico. Durante minha apresentação, realizei reflexões sobre a otimização do tempo e a construção dos objetivos. Mostrei de maneira envolvente que, meta não é mais onde quero chegar, mas onde eu preciso chegar. Nesse sentido, é essencial confiar mais no seu potencial, nas competências individuais e na vontade de superar desafios. A primeira pessoa, a acreditar nas suas habilidades, precisa ser você! Defina onde quer chegar e sinta o gostinho mágico da vitória.

Escreva, desenhe ou fotografe suas metas – Como disse George Howell, "pessoas que falham em planejar estão planejando falhar". Permanecer atento e perceber as mudanças que acontecem no mercado são fatores essenciais de um planejamento, pois ajudam a antecipar novas tendências, prever cenários e observar possíveis riscos de desempenho. Não deixe suas metas apenas na mente, mas visualize-as escrevendo, desenhando ou fotografando. Dessa maneira, estimula seu desejo de realização e eleva o grau de comprometimento. Ao identificar sua meta, uma força intrínseca contribuirá para transformar desafios em oportunidades, principalmente pela definição de um ponto de chegada. Vamos tentar colocar em prática?

Planejamento é uma ferramenta para atingir novos patamares de desenvolvimento pessoal e ascensão de sua carreira profissional, exigindo a compreensão de que, determinação é o caminho para conquistar êxito em suas metas. Persistência é o veículo no qual se chega a um objetivo. Autoestima é o combustível desse veículo para seguir ao resultado almejado. Jamais esqueça que uma meta sem direção, pode ser representada, como a flecha de um arqueiro, disparada sem um alvo específico. Agora responda: Há quanto tempo não faz a revisão de seus planos? Como está a direção da sua vida para alcançar sua meta?

(*) Dalmir Sant’Anna é palestrante comportamental, mestrando em administração de empresas, autor dos livros "Oportunidades"; "Menos pode ser Mais" e do DVD com o tema "Comprometimento como fator de Diferenciação".

Nos siga no Google Notícias