ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Aeronave de MS transporta órgãos para salvar vidas de pacientes do DF

Dois rins e um fígado foram enviados em aeronave da Casa Civil para pacientes em Brasília

Por Gabriel de Matos | 10/07/2024 16:09
Equipe que viabilizou o transporte dos órgãos em aeronave de MS (Foto: Divulgação) 
Equipe que viabilizou o transporte dos órgãos em aeronave de MS (Foto: Divulgação)

Uma aeronave da Cessna Aircraft, modelo 550, que pertence ao Governo do Estado, fez um voo pela vida nesta quarta-feira (10). O avião levou dois rins e um fígado para Brasília (DF). O transporte foi viabilizado pela CET-MS (Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul).

Segundo a coordenadora da Central, Claire Carmen Miozzo, a operação só foi possível graças a solidariedade da família da doadora, mulher de 68 anos. “Isso foi possível graças a solidariedade da família de doar os órgãos e tecidos do seu ente querido. Para ser um doador de órgãos e tecidos converse com sua família. Deixe sua família ciente de sua vontade”, explicou.

Além dos rins e fígado, também foram coletadas as córneas da doadora, em procedimento realizado na madrugada desta quarta-feira, no Hospital da Santa Casa de Campo Grande. As córneas serão destinadas a pacientes de Mato Grosso do Sul.

A coordenadora da Central, Claire, ressaltou a importância da doação de órgãos para salvar vidas. “As pessoas não conversam sobre a doação de órgãos e tecidos. Quando morrem, cabe a família autorizar a doação. Durante a acolhida, entrevistamos o familiar e damos o direito da família decidir pela doação. Muitas vezes, quando dizem ‘não’, a maioria é porque desconhece a vontade de quem foi a óbito. Se isso for deixado claro em vida com a família, ela vai autorizar”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias