ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Ataque hacker causa instabilidade nos sistemas do TRF-3 em MS

0s funcionários não conseguiram acessar os sistemas do TRF-3 entre às 14h e 16h

Por Adriano Fernandes | 15/01/2021 19:31
Fachada do prédio da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul. (Foto: Henrique Kawaminami)
Fachada do prédio da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul. (Foto: Henrique Kawaminami)

Um ataque hacker aos sistemas do TRF-3 (Tribunal Regional da 3ª Região) teve reflexos no expediente do tribunal em Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (15). A instabilidade impediu o trabalho dos funcionários do órgão por praticamente toda a tarde.

O ataque foi do tipo conhecido como DDoS (ataque de negação de serviço distribuído) e causou instabilidade ao longo do dia. Esse tipo de ofensiva aproveita os limites de capacidade específicos que se aplicam a todos os recursos de rede, como a infraestrutura que viabiliza o site de uma empresa.

A instabilidade afetou os sistemas do órgão em todo o país. Em Mato Grosso os funcionários não conseguiram acessar os sistemas do TRF-3 entre às 14h e 16h. Por conta das recomendações de prevenção ao novo coronavírus, 60% do efetivo do órgão em Mato Grosso do Sul está trabalhando remotamente.

Apesar da instabilidade, não houve invasão dos sistemas. A Polícia Federal foi acionada para apurar o ocorrido e, em conjunto com a equipe de TI do tribunal,  está banindo os IPs usados pelos criminosos.

 "A área de tecnologia da informação atuou prontamente para conter o ataque e salvaguardar nossos sistemas. Não houve invasão dos sistemas nem das bases de dados ou furto de informações", ressaltou o TRF-3 em comunicado enviado a juízes e servidores.



Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário