ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Ataque hacker causa instabilidade nos sistemas do TRF-3 em MS

0s funcionários não conseguiram acessar os sistemas do TRF-3 entre às 14h e 16h

Adriano Fernandes | 15/01/2021 19:31
Fachada do prédio da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul. (Foto: Henrique Kawaminami)
Fachada do prédio da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul. (Foto: Henrique Kawaminami)

Um ataque hacker aos sistemas do TRF-3 (Tribunal Regional da 3ª Região) teve reflexos no expediente do tribunal em Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (15). A instabilidade impediu o trabalho dos funcionários do órgão por praticamente toda a tarde.

O ataque foi do tipo conhecido como DDoS (ataque de negação de serviço distribuído) e causou instabilidade ao longo do dia. Esse tipo de ofensiva aproveita os limites de capacidade específicos que se aplicam a todos os recursos de rede, como a infraestrutura que viabiliza o site de uma empresa.

A instabilidade afetou os sistemas do órgão em todo o país. Em Mato Grosso os funcionários não conseguiram acessar os sistemas do TRF-3 entre às 14h e 16h. Por conta das recomendações de prevenção ao novo coronavírus, 60% do efetivo do órgão em Mato Grosso do Sul está trabalhando remotamente.

Apesar da instabilidade, não houve invasão dos sistemas. A Polícia Federal foi acionada para apurar o ocorrido e, em conjunto com a equipe de TI do tribunal,  está banindo os IPs usados pelos criminosos.

 "A área de tecnologia da informação atuou prontamente para conter o ataque e salvaguardar nossos sistemas. Não houve invasão dos sistemas nem das bases de dados ou furto de informações", ressaltou o TRF-3 em comunicado enviado a juízes e servidores.



Nos siga no Google Notícias