ACOMPANHE-NOS    
MAIO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 

Cidades

Até dia 3, lote com 100 mil doses contra a gripe será distribuído para cidades

Campo Grande já recebeu 39 mil doses e vacinação será retomada agora a tarde

Por Anahi Zurutuza | 30/03/2020 12:51
Idosa recebe dose contra a gripe em farmácia da Capital, antes de vacina esgotar (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Idosa recebe dose contra a gripe em farmácia da Capital, antes de vacina esgotar (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

O terceiro lote de vacinas contra a gripe, contendo 100 mil doses, chegou nesta segunda-feira (30) a Mato Grosso do Sul e, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), até dia 3 de abril, todos os 79 municípios receberão suas rescpetivas remessas.

Em Campo Grande, como o Campo Grande News já divulgou hoje, chegaram 39 mil doses e a vacinação será retomada à tarde, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). A campanha de imunização começou na terça-feira passada, dia 24, mas devido à alta procura, as primeiras 44 mil doses se esgotaram em pouco menos de dois dias.

A entrega da vacina foi adiantada pelo Ministério da Saúde aos Estados, como uma das medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Imune a alguns tipos de gripe, a população-alvo não terá sintomas, o que evitam idas desnecessárias às unidades de saúde, onde ficam expostas ao novo vírus.

Na Capital, as pessoas com mais de 60 anos de idade têm disponíveis as doses em 52 farmácias ou em tendas instaladas em 10 postos, onde também são vacinados os profissionais de saúde.

Calendário - Até dia 15 de abril, em todo o Estado, somente estes dois grupos de risco serão vacinados. A segunda etapa da campanha começa em 16 de abril a vai até dia 8 de maio, para vacinar professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

A terceira fase vai de 9 a 22 de maio e serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (de resguardo pós-parto), povos indígenas, adultos entre 55 à 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

A estimativa é vacinar 90% das 902 mil pessoas que fazem parte do público-alvo. Ao Estado, o Ministério da Saúde vai enviar um total de 1 milhão de doses de vacinas em 14 remessas. Nos três primeiros lotes, 240 mil chegaram e foram distribuídas.

Confira abaixo a tabela da SES, com o número de doses previstas para serem entregues por cidade:

Qtdade Vacina Influenza 2020 por município.pdf