ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Avião interceptado por caça da FAB transportava 663 kg de cocaína

Aeronave, que entrou no espaço aéreo pela fronteira do Mato Grosso do Sul, fez pouso forçado no interior de SP

Viviane Oliveira | 03/07/2022 16:23
Aeronave apreendida por policias federais. (Foto: divulgação/FAB)
Aeronave apreendida por policias federais. (Foto: divulgação/FAB)

Aeronave de pequeno (PR-WCP) porte interceptada por dois caças da FAB (Força Aérea Brasileira), no começo da tarde deste domingo (3), na divisão de Mato Grosso do Sul com São Paulo, na região de Três Lagoas e Selvíria, transportava 663 quilos de cocaína.

Segundo a FAB, duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano foram empregadas para monitorar e interceptar o avião. Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta.

A aeronave, então, foi classificada como suspeita. Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico. Porém, o piloto do avião interceptado não obedeceu.

No total, foram apreendidos 663 quilos de pasta base de cocaína (Foto: divulgação / FAB) 
No total, foram apreendidos 663 quilos de pasta base de cocaína (Foto: divulgação / FAB) 

Foi necessário que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Como não houve retorno, foi disparado outra vez. Após a execução do tiro, a aeronave, que não tinha plano de voo e entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira do Mato Grosso do Sul, fez pouso forçado no Estado de São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda.

A partir de então, a Polícia Federal assumiu as medidas de controle de solo. Os dois traficantes fugiram antes da chegada dos policiais. Na aeronave foram encontrados cerca de 500 quilos de pasta base de cocaína.  De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais, o avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil. Assista, abaixo, ao vídeo.

*Matéria editada às 11h17 do dia 4 para correção da quantidade da droga apreendida

Nos siga no Google Notícias