ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Campanha conscientiza população sobre abuso sexual de crianças e adolescentes

A iniciativa conta com a colaboração de diversos órgãos com foco na prevenção a exploração infantil

Jhefferson Gamarra e Adriel Mattos | 19/10/2021 13:25
Campanha foi lançada em parceria com diversos órgãos do Estado. (Foto: Marcos Maluf)
Campanha foi lançada em parceria com diversos órgãos do Estado. (Foto: Marcos Maluf)

Combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes é o tema de uma campanha de conscientização, lançada pelo do Governo do Estado na manhã desta terça-feira (19), em parceria com diversos órgãos.

Com números alarmantes, o governador Reinaldo Azambuja convocou toda a população para os sinais e denunciar casos de abusos. "É algo extremamente preocupante. Então, é importante o engajamento de toda a sociedade para denunciar através do Disque 100 e a especialização das nossas polícias para punir esse agressor. Quando você faz uma campanha, você faz o chamamento da sociedade, porque não basta só o Governo trabalhar essas ações. Precisamos de uma conscientização de toda a sociedade”, ressaltou.

Números divulgados pela governadoria apontam que 70% dos casos de abuso contra crianças e adolescentes ocorrem dentro das própria casas  e 85% são praticados por parentes ou pessoas próximas.

De acordo com a  desembargadora Elizabeth Anache, do Tribunal de Justiça, que coordena a Vara da Infância e Adolescência, a voltas às aulas colaboraram para o aumento das denúncias. "Precisamos de políticas, além da prevenção, a volta as aulas ajudaram no aumento das denúncias, são situações que poderiam ser evitadas se tivessem mais vagas em Ceinfs e escolas", pontuou.

A iniciativa conta com a colaboração da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Assomasul, além de outras entidades e órgãos que integram a rede de proteção às crianças e adolescentes.

Em Mato Grosso do Sul, além do Disque 100, as denúncias podem ser feitas online por meio do site pc.ms.gov.br. Conselhos Tutelares, Defensoria Pública e Ministério Público também podem receber denúncias de violência sexual contra crianças, assim como órgãos da rede socioassistencial (Cras e Creas). E em casos de urgências e emergências, quando a violência estiver acontecendo, é preciso ligar para o telefone 190 para chamar a Polícia Militar.

Nos siga no Google Notícias