ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Campanha da Fraternidade quer promover diálogo em tempo de polarização

Abertura nacional está prevista para o dia 17 de fevereiro e será realizada no dia 21 em Mato Grosso do Sul

Por Tainá Jara | 10/01/2021 15:44
Missa campal no lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Campo Grande)
Missa campal no lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Campo Grande)

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou, nesta semana, o tema da Campanha da Fraternidade 2021. Com abertura nacional prevista para o dia 17 de fevereiro e dia 21 de fevereiro, em Mato Grosso do Sul, a iniciativa neste ano, será promovida de forma ecumênica, portanto, em conjunto com outras denominações religiosas, como costuma ser realizada de cinco em cinco anos.

“Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” foi o tema eleito neste ano, sob o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).

Sem conformação devido a pandemia do novo coronavírus, não está confirmada a forma como será a abertura prevista para correr em Campo Grande, no dia 21 do próximo mês. Geralmente, é realizada uma Missa Diocesana Campal.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no período da Quaresma. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs.

De acordo com o subsecretário adjunto de Pastoral e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, o convite dessa campanha “é educar para o diálogo”. E é por meio dele e do testemunho da unidade na diversidade, “inspirados e inspiradas no amor de Cristo”, que a CFE 2021 quer “convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”.

Serão propostas atividades comuns, visitas de cortesia e troca de experiências.

A iniciativa - A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário