ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Campanha da Fraternidade quer promover diálogo em tempo de polarização

Abertura nacional está prevista para o dia 17 de fevereiro e será realizada no dia 21 em Mato Grosso do Sul

Tainá Jara | 10/01/2021 15:44
Missa campal no lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Campo Grande)
Missa campal no lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Campo Grande)

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou, nesta semana, o tema da Campanha da Fraternidade 2021. Com abertura nacional prevista para o dia 17 de fevereiro e dia 21 de fevereiro, em Mato Grosso do Sul, a iniciativa neste ano, será promovida de forma ecumênica, portanto, em conjunto com outras denominações religiosas, como costuma ser realizada de cinco em cinco anos.

“Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” foi o tema eleito neste ano, sob o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).

Sem conformação devido a pandemia do novo coronavírus, não está confirmada a forma como será a abertura prevista para correr em Campo Grande, no dia 21 do próximo mês. Geralmente, é realizada uma Missa Diocesana Campal.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no período da Quaresma. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs.

De acordo com o subsecretário adjunto de Pastoral e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, o convite dessa campanha “é educar para o diálogo”. E é por meio dele e do testemunho da unidade na diversidade, “inspirados e inspiradas no amor de Cristo”, que a CFE 2021 quer “convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”.

Serão propostas atividades comuns, visitas de cortesia e troca de experiências.

A iniciativa - A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

Nos siga no Google Notícias