ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Campo Grande está entre as 15 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil

Ranking Connected Smart Cities foi publicado pela Urban Systems e conta com outras cinco cidades do MS, entre elas Três Lagoas

Nyelder Rodrigues | 11/09/2020 18:15
Campo Grande é uma das melhores cidades em vários quesitos no ranking (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Campo Grande é uma das melhores cidades em vários quesitos no ranking (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Campo Grande foi colocada entre as 15 cidades brasileiros mais inteligentes e conectadas - ficando com a 14ª posição - e a segunda colocada do Centro-Oeste no Ranking Connected Smart Cities, publicado pela empresa Urban Systems para avaliar a capacidade e potencial de desenvolvimento dos respectivos polos urbanos do Brasil.

Em primeiro lugar aparece São Paulo (SP), enquanto no Centro-Oeste a ponta é ocupada por Brasília (DF). A nota entre as cidades 100 cidades posicionadas variou de 28,906 a 37,901 - nota de São Paulo. A nota da capital federal, oitava do país, foi de 35,361.

Já a capital sul-mato-grossense aparece com 34,002, poucos centésimos abaixo de Barueri (34,214). A cidade morena ficou à frente de cidades como Recife (PE), que teve índice 33,557, a catarinense Balneário Camboriú (33,449) e a paulista São José dos Campos (32,979). A terceira do Centro-Oeste no ranking é Palmas (TO), com 31,779.

"Dentre as melhores colocadas por região geográfica, novamente temos 4 delas entre as 15 melhores no ranking principal do recorte de urbanismo", frisa o relatório, que completa ainda que "Campo Grande (MS) destaca-se com investimento em urbanismo na ordem de R$ 356/habitante, aumento de 28% em relação ao ano anterior".

Ainda no quesito urbanismo, Campo Grande lidera no Centro-Oeste. Já no quesito governança, a cidade é a nona no ranking, batendo São Paulo, Florianópolis (SC) e Salvador (BA), por exemplo, e também liderando na região. Os destaques da Capital nessa área são os índices 9,5 na Escala Brasil Transparente e 0,88145 no Índice Firjan de Gestão Fiscal.

Por fim, Campo Grande também aparece bem quando o assunto é segurança. O ranking colocou a cidade na 18ª posição no país e em primeiro no Centro-Oeste. A maior curiosidade é que a segunda colocada aí é Corumbá, que ficou na 20ª nacional.

Mais cidades do MS - Além da Capital, mais cidades do Estado aparecem no ranking, inclusive o geral. Três Lagoas foi colocada na 84ª posição, com nota 29,295. A cidade aparece ainda entre as 100 principais nos quesitos urbanismo (99ª) e saúde (59ª).

As demais cidades sul-mato-grossenses não estão no ranking geral, mas aparecem no ranqueamento por quesito, como é o caso de Corumbá, que além de 20ª na área de segurança é ainda a 43ª em governança e 52ª em urbanismo.

Dourados também é citada na pesquisa, estando em 88º no quesito saúde e em 77º na área de governança. Ponta Porã foi a 26ª em urbanismo e Naviraí apareceu em 44º em educação. Nenhuma delas ficou à frente de Campo Grande, que teve entre seus piores desempenho o setor econômico, onde ficou com apenas a 92ª posição.

Nos siga no Google Notícias