ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Capes anuncia corte de 2,7 mil bolsas em todo o País, 21 na UFMS

Cortes tem objetivo de cumprir contingenciamento de R$ 300 milhões previstos para o Capes em 2019

Silvia Frias | 04/06/2019 18:02
Capes divulgou lista de cortes em todo o País e incluiu UFMS (Foto/Arquivo)
Capes divulgou lista de cortes em todo o País e incluiu UFMS (Foto/Arquivo)

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação) irá cortar a partir de junho, 21 bolsas de mestrado da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Este corte representa 67,7% do total oferecido pela UFMS, já que foram concedidas 31 bolsas de mestrado. Não constam bolsas de doutorado pela instituição.

A lista de cortes, denominada bloqueio ou congelamento pelo governo federal, foi divulgada hoje à tarde, em Brasília. No total, serão bloqueadas 2.754 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em todo o País.

O objetivo é, com esta e outras ações, cumprir o contingenciamento de R$ 300 milhões previstos para a Capes em 2019. O congelamento não afeta as bolsas em vigor e os bolsistas atuais não serão prejudicados, segundo informações da Agência Brasil.

As bolsas congeladas são de cursos que obtiveram nota 3 - em uma escala que vai até 7 - em duas avaliações consecutivas da Capes, o que significa que estão há quase dez anos com essa nota.

Ao todo, serão congeladas 2.331 bolsas de mestrado, 335 bolsas de doutorado e 58 de pós-doutorado. Segundo a autarquia, 330 programas serão afetados. A medida que os atuais bolsistas concluírem as pesquisas, as bolsas deixarão de ser ofertadas.

Além disso, terão bolsas contingenciadas cursos avaliados com a nota 4 na Avaliação Trienal de 2013, que caíram para nota 3 na Avaliação Quadrienal de 2017. Esses cursos terão 70% das bolsas suspensas.

Nos siga no Google Notícias