ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Casos de síndrome respiratória associados à covid sobem 37% em MS

A área do Estado com mais casos e alta incidência é a macrorregião de Corumbá

Lucia Morel | 12/05/2022 11:57
Vacinação é principal forma de previnir casos graves de doenças respiratórias. (Foto: Marcos Maluf)
Vacinação é principal forma de previnir casos graves de doenças respiratórias. (Foto: Marcos Maluf)

Boletim Infogripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) indica crescimento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) causada por covid-19, quadro que vinha apresentando queda. Nas últimas quatro semanas, o aumento foi de 37% em todo Brasil, principalmente em alguns estados, entre eles, Mato Grosso do Sul.

“Na presente atualização, 17 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo”, cita o boletim, elencando MS e também Campo Grande, onde o cenário é o mesmo.

Apesar disso, a área do Estado com mais casos e alta incidência é a macrorregião de Corumbá, que aparece com nível de casos “muito alto”, conforme a análise. O restante está com quadro alto de SRAG.

Região de Corumbá aparece com nível muito alto de casos de SRAG. (Foto: Reprodução Infogripe)
Região de Corumbá aparece com nível muito alto de casos de SRAG. (Foto: Reprodução Infogripe)

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe, ressalta que por conta do sinal de possível aumento de casos na população adulta, recomenda-se atenção especial na rede laboratorial em todo o território nacional para identificação adequada de quais vírus estão associados a essa mudança de tendência recente, em particular para diferenciação entre casos de Sars-CoV-2 (Covid-19) e Influenza A (gripe).

"No momento, os casos de covid-19 seguem sendo a principal causa de SRAG, entre os casos com identificação laboratorial na população adulta. A curva nacional de SRAG tem sinal de crescimento nas tendências de longo (últimas 6 semanas) e curto prazo (últimas 3 semanas).”

Nos siga no Google Notícias