ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Contaminação por vírus respiratórios em crianças cresce 300% na Capital

Aumento dos casos pode estar relacionado ao vírus sincicial, mais comum em indivíduos de até 5 anos

Jhefferson Gamarra e Dayene Paz | 30/04/2022 11:18
Secretário de saúde de Campo Grande, José Mauro Filho (Foto: Kísie Ainoã)
Secretário de saúde de Campo Grande, José Mauro Filho (Foto: Kísie Ainoã)

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentaram mais de 300% entre crianças na Capital. O dado alarmante foi informado pelo secretário municipal de saúde, durante o "Dia D" da campanha de vacinação contra a influenza neste sábado (30).

O aumento dos casos de complicações respiratórias pode estar relacionado ao VSR (vírus sincicial respiratório), que provoca sintomas de resfriado leve e que costuma ser mais comum em crianças de até 5 anos. Segundo dados do Infogripe da Fiocruz, a ocorrência do vírus sincicial foi alta nos últimos meses em todas as regiões do País.

“Tivemos um aumento de quase 300% de procura, em unidades públicas e privadas, de crianças com casos de doenças respiratórias. Precisamos evitar isso fazendo com que as pessoas se vacinem, se não haverá uma sobrecarga de casos de doenças”, alertou o secretário de Saúde da Capital.

De acordo com a Fiocruz, as epidemias de vírus sincicial são comuns no Brasil no outono e até meados de julho. Por ser um vírus respiratório, a infecção se dá por contato próximo com alguém que esteja com o vírus.  Encostar com as mãos em superfícies contaminadas e posteriormente levá-las aos olhos, boca ou nariz também é outra forma de pegar a doença.

Os sintomas oriundos dos vírus, geralmente, desaparecem após quatro ou seis dias, mas podem durar até duas semanas. Não existem medicamentos específicos para combater a infecção pelo sincicial, sendo o organismo da criança o responsável por "tratar" a doença. O que pode ser feito é o controle dos sintomas.

Nos siga no Google Notícias