ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Casos suspeitos de varíola dos macacos dobraram em agosto

Todos os pacientes confirmados com a doença são do sexo masculino

Guilherme Correia | 15/08/2022 09:40
Um dos sintomas da varíola do macaco são as feridas na pele do paciente. (Foto: Reprodução)
Um dos sintomas da varíola do macaco são as feridas na pele do paciente. (Foto: Reprodução)

Casos suspeitos de varíola dos macacos, notificados em Mato Grosso do Sul pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), mais que dobraram na comparação de julho com agosto deste ano. Em todo mês passado, foram 14 registros e, até a metade deste mês, já são 31 notificações.

Desde maio deste ano, o Estado registrou 47 casos suspeitos de varíola dos macacos. Desses, maioria (24) segue em investigação, mas 13 foram descartados e 10 foram confirmados oficialmente.

Entre os registros de pacientes que tiveram a constatação da doença, maioria (50%) tem entre 20 a 29 anos, seguido por indivíduos de 30 a 39 anos (30%) e de 40 a 49 anos (20%). Todos os pacientes são do sexo masculino.

As feridas na pele estiveram presentes em todos os casos. Sintomas como febre súbita (70% dos casos) ou adenomegalia (80%) foram bem frequentes. Lesões na região genital (10%), artralgia (10%), lesão oral (10%) e dor retal (10%) foram menos comuns.

Conforme publicação da SES, o vírus monkeypox, embora seja conhecido por causar a “varíola de macacos”, é um vírus que infecta roedores na África e os macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano.

Até maio de 2022, todos os surtos da doença estavam restritos ao continente africano, mas o vírus se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária em vários países, inclusive no Brasil.

Nos siga no Google Notícias