ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  11    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Censo inédito vai mapear 6,3 mil estabelecimentos de saúde em MS

O objetivo é atualizar o perfil dos trabalhadores e das unidades em todo o País

Por Izabela Cavalcanti | 11/08/2025 07:26
Censo inédito vai mapear 6,3 mil estabelecimentos de saúde em MS
Unidade de Pronto Atendimento Coronel Antonino (Foto: Paulo Francis)

Mato Grosso do Sul deu início ao Censo da Força de Trabalho na Saúde, com o objetivo de atualizar o perfil dos trabalhadores e dos estabelecimentos de saúde no País.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul e Distrito Federal iniciam Censo da Força de Trabalho na Saúde, projeto-piloto para aplicação nacional. O levantamento visa atualizar o perfil dos trabalhadores e estabelecimentos de saúde, qualificando o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A pesquisa abrangerá 6.360 estabelecimentos públicos e privados no MS, com equipe de 33 recenseadores e 6 articuladores regionais. Coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a UFSM e a Escola de Governo Fiocruz-Brasília, o censo busca aprimorar o planejamento na área da saúde. A coleta de dados iniciou-se por contato remoto, com visitas presenciais previstas para unidades sem contato prévio. Recenseadores estarão devidamente identificados com coletes e crachás. O levantamento permitirá melhor alocação e valorização dos profissionais, além de identificar lacunas na distribuição.

MS e o Distrito Federal foram escolhidos como territórios-piloto da iniciativa para reaplicação em todo o Brasil.

O levantamento será feito em 6.360 estabelecimentos públicos e privados, distribuídos nas quatro macrorregiões de saúde. A equipe é composta por 33 recenseadores e 6 articuladores regionais.

O projeto inédito é coordenado pelo Ministério da Saúde, com foco na qualificação do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) — especialmente no que diz respeito à força de trabalho. A iniciativa é realizada em parceria com a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e a Escola de Governo Fiocruz-Brasília.

“Esse levantamento é essencial para entender a realidade dos profissionais que atuam no SUS e na saúde suplementar em todo o Estado. Teremos uma base sólida para planejar com mais precisão a formação, alocação e valorização da força de trabalho, além de identificar lacunas na distribuição de profissionais”, pontuou o superintendente de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), André Vinicius Batista de Assis.

 A pesquisa já teve início por meio de contato telefônico ou e-mail. As visitas presenciais às unidades de saúde serão feitas onde o contato remoto não for viável e estão previstas para começar ainda neste mês.

Os recenseadores estarão identificados, com colete e crachá contendo as credenciais oficiais do projeto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.