ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 32º

Saúde e Bem-Estar

Mulheres em vulnerabilidade social recebem DIUs em ação da prefeitura

Mutirão ocorre nesta sexta-feira (1º) e é voltado a pacientes em idade fértil

Por Geniffer Valeriano | 31/07/2025 16:43
Mulheres em vulnerabilidade social recebem DIUs em ação da prefeitura
Dispositivo intrauterino de cobre sendo manuseado (Foto: Wesley Morau/Prefeitura de Teixeira de Freitas)

A Prefeitura de Campo Grande vai oferecer, nesta sexta-feira (1º), a inserção gratuita de DIUs (Dispositivos Intrauterinos) para 50 mulheres em idade fértil que vivem na região das Moreninhas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande realizará, nesta sexta-feira, a inserção gratuita de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) para 50 mulheres em idade fértil na região das Moreninhas. A ação acontecerá na Unidade de Saúde da Família Dr. Judson Tadeu Ribas, visando ampliar o acesso a métodos contraceptivos em áreas vulneráveis. As beneficiárias foram identificadas durante visitas domiciliares, e o procedimento será realizado por profissionais dos programas de residência médica. Atualmente, 26 unidades de saúde da Capital oferecem o serviço de inserção de DIU, com as demais encaminhando pacientes ao Centro de Especialidades Médicas.

A iniciativa acontece na USF (Unidade de Saúde da Família) Dr. Judson Tadeu Ribas. Conforme divulgado, a ação tem o objetivo de oportunizar a utilização de métodos contraceptivos às mulheres de áreas de vulnerabilidade.

As pacientes foram selecionadas por meio de uma busca ativa realizada durante visitas domiciliares. “Durante as visitas, foram identificadas as mulheres que tinham interesse e se enquadravam nos critérios para a colocação do dispositivo”, explica a superintendente da rede de atenção à saúde, Ana Paula Resende.

O atendimento será realizado ao longo de todo o dia. Durante a ação, quatro consultórios serão exclusivos para a inserção dos DIUs, sem comprometer o funcionamento regular da unidade, que continuará oferecendo os demais serviços normalmente.

A colocação dos dispositivos será feita por profissionais dos programas de residência médica e multiprofissional que atuam na unidade. “O restante dos profissionais permanecerá atendendo à comunidade normalmente”, acrescenta Ana Paula.

Mulheres interessadas em utilizar o método contraceptivo podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e ingressar no grupo de planejamento reprodutivo. Atualmente, 26 unidades de saúde da Capital realizam a inserção do DIU. Nas demais, as pacientes são encaminhadas ao CEM (Centro de Especialidades Médicas).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.