ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Conta de água terá novo valor em 68 cidades de MS a partir de janeiro

Agems fará uma consulta pública entre os dias 3 e 17 de novembro sobre a 2ª revisão da tarifa no ano

Por Fernanda Palheta | 20/10/2025 10:10
Conta de água terá novo valor em 68 cidades de MS a partir de janeiro
Sanesul é responsável pelo serviço de água e esgoto de 68 das 79 cidades sul-mato-grossenses (Foto: Divulgação)

A conta de água dos sul-mato-grossenses que moram nas 68 cidades abastecidas pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) terá novo valor a partir de janeiro de 2026. A tarifa passará pela 2ª revisão, que acontece a cada três anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A conta de água nas 68 cidades de Mato Grosso do Sul abastecidas pela Sanesul terá um novo valor a partir de janeiro de 2026, com a 2ª revisão trienal das tarifas. O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, esclareceu que a mudança não implica necessariamente em aumento, podendo resultar em desconto. Antes da alteração, será realizada uma consulta pública entre 3 e 17 de novembro para receber sugestões da população. As contribuições poderão ser enviadas por e-mail, site ou entregues na sede da Agems. O novo valor poderá ser implementado antes de janeiro, dependendo dos resultados da consulta e dos estudos técnicos.

O diretor-presidente da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), Carlos Alberto de Assis, explica que a mudança não significa, necessariamente, um aumento. “Na última revisão trienal identificamos um ativo que resultou em um desconto de 3,03% na tarifa”, disse em entrevista ao Campo Grande News.

 Assis ainda aponta que esta é uma revisão geral, ou seja, ela leva em conta todos os fatores para a composição da tarifa e é diferente da revisão anual, que apenas atualiza a inflação.

Antes da mudança, o Governo do Estado fará uma consulta pública para receber sugestões, comentários e contribuições sobre a mudança. De acordo com a resolução da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (20), a consulta ficará aberta entre os dias 3 e 17 de novembro.

As sugestões poderão ser encaminhadas pelo e-mail ouvidoria@agems.ms.gov.br ; cadastradas no site da Agems: www.agems.ms.gov.br ; ou entregues na própria sede da agência, localizada na Avenida Afonso Pena, nº 3.026, das 7h30 às 17h, em dias úteis.

A previsão é que o novo valor entre em vigor em janeiro do ano que vem, mas o diretor-presidente da Agems não descarta a possibilidade de adiantar parte da mudança. A data para implementação da nova tarifa depende do resultado da consulta e dos estudos técnicos em andamento.

Reajuste anual – Em julho, entrou em vigor o reajuste de 5,53% sobre as tarifas de 67 municípios e de 5,48% para Três Lagoas, onde o contrato tem data-base diferente. Os índices seguem a variação acumulada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.