ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Convênio permitirá 100 cirurgias de hérnia e vesícula por mês no São Julião

Acordo é resultado de emenda do senador Nelsinho Trad (PSD) e destinará R$ 2,3 milhões para a realização dos procedimentos

Gabriel Neris | 14/10/2020 09:18
Hospital São Julião, localizado na saída para Cuiabá (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Hospital São Julião, localizado na saída para Cuiabá (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Pacientes que querem ou aguardam na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para cirurgias de hérnia ou vesícula poderão passar pelos procedimentos, através de convênio entre Prefeitura de Campo Grande, Hospital São Julião e Ministério da Saúde.

A expectativa é atender 1,2 mil pacientes, com 100 cirurgias por mês, de acordo com a Sesau (Secretaria de Saúde Municipal).

O convênio com a pasta do governo federal foi assinado em fevereiro, mas diante da pandemia da covid-19, não foi efetivado.

O diretor do Hospital São Julião, Hamilton Alvarenga, explica que a lista dos pacientes é oferecida pela regulação da prefeitura. Os pacientes passam por consulta, para saber a necessidade de operação.

“O atendimento vai ser gradativo por causa da covid. Fizemos janeiro e fevereiro e parou. Começaremos com 30% e [o atendimento] vai subindo gradativamente”, explica.

De acordo com o secretário de Saúde, José Mauro Filho, outras frentes de trabalho devem ser abertas futuramente. “Estamos em negociação”, diz.

O acordo é resultado de emenda parlamentar do senador Nelsinho Trad (PSD) e destinará R$ 2,3 milhões para a realização dos procedimentos.

“Temos diversos pacientes que ficam há muito tempo na fila de espera. O nosso objetivo é zerar essa fila e assim diminuir o sofrimento dessas pessoas que há tanto tempo aguardam pelas cirurgias”, informa o secretário. Ele também diz que pacientes idosos não terão prioridade no atendimento por causa da pandemia.

Nos siga no Google Notícias