ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Das 165 mil doses recebidas, cidades do "cinturão vacinal" aplicaram 33%

O município que mais vacinou, foi Antônio João, enquanto Porto Murtinho teve o pior desempenho

Paula Maciulevicius Brasil e Guilherme Correia | 05/07/2021 11:21
Homem sendo vacinado no drive thru de Corumbá, uma das cidades que faz parte do cinturão vacinal. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Homem sendo vacinado no drive thru de Corumbá, uma das cidades que faz parte do cinturão vacinal. (Foto: Prefeitura de Corumbá)

Depois de devolver 20 mil doses da Janssen ao Governo do Estado, os 13 municípios que fazem parte do "cinturão vacinal" imunizaram apenas 32,9% do público alvo. Das 165.500 doses recebidas apenas 54.558 mil foram utilizadas.

O levantamento feito pelo Campo Grande News considerou quantas doses da Janssen foram encaminhadas para cada município, conforme Diário Oficial do Estado, e quantas foram aplicadas, de acordo com informações inseridas pelos próprios municípios no Vacinômetro, elaborado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Fazem parte do cinturão vacinal os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O município que mais vacinou, contando de sexta-feira (2) até a manhã desta segunda (5), foi Antônio João. Das 2.490 doses recebidas, a cidade vacinou 1.848 pessoas, o que corresponde a 74,2%.

Seguindo Antônio João, em segundo lugar está Sete Quedas, que das 4.635 doses recebidas, vacinou 3.197 pessoas; Mundo Novo recebeu 9.145 doses e aplicou 5.076 delas.

O município com pior desempenho foi Porto Murtinho que das 7.220 doses recebidas, usou apenas 530, vacinando 7,3% do que foi previsto.

Foram filtradas apenas as aplicações dessa patente, entre sexta-feira (2) e hoje (5), nos 13 municípios que integram o estudo imunológico da fronteira.

O que é o estudo? - O cinturão de imunização é um estudo coordenador pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda nos municípios que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia.

Cinturão de imunização - Esse repasse tem origem nas 3 milhões de doses doadas pelos EUA ao Brasil, para além do que foi adquirido pela União. Com a vacinação em massa nessas locais, será avaliado o impacto de imunização de pessoas entre 18 a 50 anos após 14 dias da aplicação da vacina, que precisa apenas de uma dose para garantir imunidade prevista em bula.

Nos siga no Google Notícias