ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Capital vai receber 7.450 doses da Janssen

Dentro das 7,4 mil doses da Janssen, 10% delas serão direcionadas para jornalistas e bancários

Silvia Frias, Caroline Maldonado e Paula Maciulevicius Brasil | 05/07/2021 07:53
Doses da Janssen que chegaram na semana passada a MS (Foto/Arquivo: Airton Raes/SES)
Doses da Janssen que chegaram na semana passada a MS (Foto/Arquivo: Airton Raes/SES)

Resolução da SES (Secretaria Estadual de Saúde) determina a distribuição de 20 mil doses da Janssen para 66 municípios do Estado, todos os que não foram contemplados inicialmente por não fazerem parte do estudo nas 13 cidades da faixa de fronteira. Para Campo Grande, serão 7.450 do imunizante de dose única.

A distribuição destas doses já começou nesta segunda (5) e são as "sobras" dos municípios de fronteira. Nesta manhã, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, falou em coletiva na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, no Parque dos Poderes, que das 7,4 mil doses que vem para a Capital, 10% delas serão dadas especificamente para o grupo de jornalistas e bancários. O restante, segundo Geraldo Resende, vai contemplar o cronograma já previsto.

A tabela com a divisão das 20 mil doses (4 mil frascos com 5 doses cada) foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado e refere-se ao 26º informe técnico da 28ª pauta de distribuição da primeira fase da Campanha de Vacinação.

Secretário de saúde, Geraldo Resende, explicou que sobras vão beneficiar todos os 66 municípios que ficaram de fora do estudo. (Foto: Marcos Maluf)
Secretário de saúde, Geraldo Resende, explicou que sobras vão beneficiar todos os 66 municípios que ficaram de fora do estudo. (Foto: Marcos Maluf)

Sobras - O percentual corresponde às "sobras" das cidades que fazem parte do cinturão vacinal. Inicialmente, o Governo Estadual havia pedido 165 mil doses para a imunização dentro da pesquisa. No entanto, segundo o próprio secretário, ao mesmo tempo vieram outras vacinas que acabou imunizando parte desta população.

"Pedimos autorização do Ministério da Saúde, tendo em vista que o quantitativo inicialmente era de 165 mil doses, durante o processo da conquista deste estudo, vieram vacinas que fizeram avançar a imunização. Nós entendemos que o quantitativo nos dá a possibilidade de distribuir para os outros 66 municípios e ajudar a avançar", explicou Resende.

O secretário disse ainda que o estudo vai precisar de menos vacinas do que o pedido, por isto está havendo a distribuição das 20 mil entre os outros 66 municípios.

As 20 mil doses que vieram de estudo já estão sendo redistribuídas. (Foto: Marcos Maluf)
As 20 mil doses que vieram de estudo já estão sendo redistribuídas. (Foto: Marcos Maluf)

Segundo a resolução da Comissão Intergestora Bipartite, as doses da Janssen deverão ser usadas para dar continuidade a vacinação dos grupos por faixa etária, até o limite de 18 anos ou mais. Campo Grande, por exemplo, havia imunizado pessoas com 41 anos para mais com a 1ª dose.

Na tabela, a maior quantidade ficou para capital, com 7.450 doses. Três Lagoas irá receber 1.030, Dourados, 1.870 doses e Maracaju, 420. A lista completa está disponível na edição de hoje do Diário Oficial.

O envio de remessa maciça de Janssen para os municípios de fronteira causou desconforto, com críticas do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), que reinvindicava doses para continuar a vacinação na cidade por faixa etária. Hoje, por exemplo, a cidade está dando vacinação apenas para o público da 2ª dose da Coronavac e Astrazeneca.

Nos siga no Google Notícias