ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Dengue provoca alta demanda e Hemosul pede por doações de sangue

Alto número de pacientes com dengue teria provocado a falta de plaquetas; doações podem ser realizadas em quatro cidades de Mato Grosso do Sul

Aletheya Alves | 23/04/2019 16:00
Todas as tipagens sanguíneas são necessárias para compor o banco de plaquetas. (Foto: Mirian Machado)
Todas as tipagens sanguíneas são necessárias para compor o banco de plaquetas. (Foto: Mirian Machado)

Com consumo de plaquetas acima da média por altos números de casos de dengue, o Hemosul de Campo Grande informou que precisa de doações urgentes. De acordo com assessoria do Governo, o banco de plaquetas está abaixo do limite e, por isso, todos os tipos sanguíneos são necessários.

Um adulto saudável deve apresentar no mínimo 150 mil plaquetas. Na dengue, abaixo de 50 mil plaquetas com sangramento é indicada a transfusão. Abaixo de 5 mil a transfusão deve ser imediata.

Caso o doador não seja de Campo Grande, não há impedimento, pois todas as unidades de Mato Grosso do Sul podem realizar transferência para outras cidades quando há necessidade. As unidades do Hemosul que coletam as doações podem ser encontradas em Ponta Porã, Dourados, Paranaíba e em Campo Grande.

Quem tem entre 16 e 69 anos pode realizar doação, lembrando que menos de 18 anos precisam estar acompanhados pelo responsável legal. O peso mínimo exigido é de 55 kg.

Os homens podem doar até quatro vezes ao ano desde que com intervalo mínimo de dois meses. O prazo para as mulheres é diferente, podem doar até três vezes no ano e precisam dar uma pausa de três meses entre as doações. Outro ponto a ser lembrando é que todos precisam estar bem alimentados para doar sangue.

Campo Grande – na Capital as doações podem ser realizadas em duas unidades: Hemosul - Avenida Fernando Correa da Costa, 1304 e no Hospital Regional – Rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36. O Hemosul atende de segunda à sexta, das 7h às 17h e nos sábados entre 7h e 12h. Já no Hospital Regional o horário é reduzido, as doações podem ser feitas de segunda à sexta, entre 7h e 12h.

Matéria alterada às 8h52 para correção de informação.

Nos siga no Google Notícias