ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Dia do Índio este ano tem controle de fluxo nas aldeias contra coronavírus

Orientação é para que não sejam realizadas comemorações que gerem aglomeração

Lucia Morel e Liniker Ribeiro | 19/04/2020 13:39
Índio monta barreira na Aldeia Limão Verde, em Aquidauna. (Foto: Divulgação)
Índio monta barreira na Aldeia Limão Verde, em Aquidauna. (Foto: Divulgação)

Com uma população de 83 mil indígenas de oito diferentes etnias, índios de Mato Grosso do Sul comemoram o dia dedicado a eles dentro de casa. Lideranças e órgãos responsáveis pelas aldeias do Estado informaram que barreiras estão montadas em grande parte das comunidades e a orientação na data é de evitar qualquer tipo de comemoração que gere aglomeração de pessoas. Até agora, nenhum caso de covid-19 foi confirmado entre os indígenas de MS.

De acordo com a coordenação do DSEI/MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul), ligado à Funai (Fundação Nacional do Índio), foi repassada orientação a todas as aldeias para que não fossem realizadas comemorações que gerassem aglomeração, bem como que qualquer celebração seja realizada após o fim da pandemia.

São pelo menos 130 aldeias no Estado em algumas delas, barreiras foram montadas para evitar a circulação indevida de pessoas. Não há confirmação se todas têm autorização do DSEI, mas segundo lideranças, muitas delas têm partido das próprias comunidades, que não querem ver proliferar a covid-19 entre os indígenas.

Aviso na entrada explica que quem não mora no local, não poderá entrar. (Foto: Divulgação)
Aviso na entrada explica que quem não mora no local, não poderá entrar. (Foto: Divulgação)

Numa das maiores Terras Indígenas do Estado, a Taunay Ipegue, em Aquidauana, com sete aldeias da etnia terena, a saída de pessoas da comunidade é monitorada na entrada. “Só sai se for emergência e estritamente necessário”, diz Dionedson Terena, 42 anos, representante da liderança indígena de Mato Grosso do Sul.

Ele confirma que as comemorações foram mesmo suspensas e que as comunidades estão atentas ao combate ao novo coronavírus. “Já nas nas primeiras semanas dos casos, barreiras sanitárias foram montadas para diminuir o fluxo de indígenas e não indígenas nas aldeias”, conta.

Barreira também foi montada na Terra Indígena Taunay Ipegue, em Aquidauana. (Foto: Divulgação)
Barreira também foi montada na Terra Indígena Taunay Ipegue, em Aquidauana. (Foto: Divulgação)

Também em Aquidauana, a Terra Indígena Limão Verde, com três aldeias, se organizou para reduzir o trânsito na localidade. E ainda em Miranda, onde detentos da cadeia local se infectaram com a covid-19, os indígenas também se mobilizaram para evitar contágio através do controle no fluxo de pessoas.

Campo Grande – Na Feira Indígena ao lado do Mercadão Municipal, a presidente do local, Vanda de Albuquerque, 53 anos, explica que “se não fosse o coronavírus, hoje seria um dia de muita festa”. Mas reforça que “o período agora é de prevenção para controlar a pandemia”.

"O período agora é de prevenção para controlar a pandemia", diz Vanda. (Foto: Marcos Maluf)
"O período agora é de prevenção para controlar a pandemia", diz Vanda. (Foto: Marcos Maluf)

As danças tradicionais realizadas no Dia do Índio dão lugar às orientações de prevenção e Vanda afirma que “a promessa é comemorar logo depois que tudo isso passar”.

Há 20 anos na feira, ela diz que tem muito orgulho de ser indígena e pede que os povos de MS se previnam, se cuidem, porque “essa doença não é brincadeira”.

No mesmo local, Cirlene Mota, 50 anos conta que a comemoração sempre foi marcada por visita aos familiares, seja nas aldeias ou na cidade, mas que este ano “está ruim”, porque o “jeito é ficar em casa”. “Está triste nas aldeias, ninguém entra e ninguém sai. Não vejo a hora de tudo isso passar”, afirma.

Problemas – Para Dionedson, um dos maiores problemas para a população indígena em MS é na cidade de Dourados, nas aldeia Jaguapiru e Bororó, onde parte dos 18 mil índios não têm água encanada, dificultando as ações de higiene. “Pedimos a Deus que o coronavírus não chegue lá”, destaca.

Segundo informações do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), em toda Reserva Indígena de Dourados vivem 18 mil indígenas Guarani Kaiowá e Terena dividindo 3.475 hectares de área.

No site do Conselho, se confirma a informação de que “a falta de água é constante em algumas regiões e persiste há mais de uma década. Muitas famílias precisam caminhar por horas para conseguir água ou contar com o abastecimento, feito de forma esporádica”, nas duas aldeias de Dourados.

Nos siga no Google Notícias