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Cidades

Duplicação da BR-163 chega à fase de pavimentação na região da Capital

Serviços de asfalto avançam em trechos da rodovia e garantem cumprimento do contrato de concessão

Por Maristela Brunetto | 04/12/2025 06:39
Duplicação da BR-163 chega à fase de pavimentação na região da Capital
Duplicação da BR-163, na altura do KM 452, região de Campo Grande: obra chega à fase de pavimentação (Foto: Divulgação Motiva Pantanal)

As obras de duplicação de trechos da BR-163/MS chegam à fase da colocação do pavimento em diversos trechos da região de Campo Grande, cumprindo as exigências contratuais após a repactuação da concessão. A Motiva Pantanal informou que os serviços de pavimentação avançam nas frentes de duplicação em Campo Grande, Jaraguari e Bandeirantes, além da implantação das faixas adicionais em Mundo Novo.

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As obras de duplicação da BR-163, na altura do KM 452, em Campo Grande, avançam para a fase de pavimentação. A Motiva Pantanal está realizando serviços em diversos trechos, incluindo Jaraguari e Bandeirantes, com foco na melhoria da capacidade da rodovia e das condições de tráfego.O projeto, que prevê investimentos de mais de R$ 9,3 bilhões ao longo de 29 anos, inclui 203 quilômetros de duplicações e 147 quilômetros de faixas adicionais. A continuidade das obras foi garantida por um contrato com a ANTT, após repactuação aprovada pelo TCU. A BR-163 é vital para a conectividade e segurança no transporte em Mato Grosso do Sul.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados entre os quilômetros 452 e 460 em Campo Grande, entre os quilômetros 510 e 511 em Jaraguari, e entre os quilômetros 535 e 546 em Bandeirantes. Nesses pontos, as equipes da Motiva Pantanal iniciaram a execução das camadas iniciais do pavimento, além de serviços de drenagem, terraplenagem e a instalação de dispositivos de segurança e acessos.

Em Mundo Novo, as faixas adicionais entre os quilômetros 7 e 11 e entre os quilômetros 28 e 31 também receberam o início das camadas inferiores de pavimento, com o objetivo de melhorar a capacidade da rodovia e as condições de tráfego nas áreas de maior fluxo.

A continuidade das obras é garantida pelo contrato assinado em agosto deste ano com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Com a autorização do TCU (Tribunal de Contas da União), a repactuação assegurou a retomada imediata dos trabalhos e a execução antecipada de obras ao longo da rodovia.

O projeto prevê investimentos de mais de R$ 9,3 bilhões durante os 29 anos de concessão e inclui 203 quilômetros de duplicações, 147 quilômetros de faixas adicionais, 23 quilômetros de marginais, cinco contornos urbanos, passagens de fauna, além de infraestrutura de comunicação, como rede 4G, e três pontos de descanso para caminhoneiros.

A BR-163/MS, que se estende por 845,4 quilômetros em Mato Grosso do Sul, ligando Mundo Novo à divisa com o Mato Grosso, é essencial para a conectividade regional e a segurança no transporte rodoviário.