ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em 2025, Bioparque Pantanal chega a marca de 1,4 milhão de visitante

Este ano cerca de 400 mil pessoas passaram pelo maior aquário de água doce, uma média de 32,5 mil por mês

Por Fernanda Palheta | 25/12/2025 07:48
Em 2025, Bioparque Pantanal chega a marca de 1,4 milhão de visitante
Área interna do Bioparque Pantanal lotada de visitantes (Foto: Reprodução)

O Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, atingiu a marca de 1,4 milhão de visitantes desde sua inauguração, em março de 2022. A marca de 1 milhão de visitas foi alcançada em dezembro de 2024.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, alcançou 1,4 milhões de visitantes desde sua inauguração em março de 2022. Somente em 2025, o complexo recebeu cerca de 400 mil pessoas, com média mensal de 32,5 mil visitantes de todos os estados brasileiros e 140 países. O ano de 2025 foi marcado pela ampliação do plantel, que passou de 446 para 470 espécies, totalizando mais de 45 mil animais. O Bioparque também conquistou o selo internacional "Ouro" em sustentabilidade da Green Destinations, destacando-se por suas práticas ambientais responsáveis e impacto social positivo.

Somente em 2025, cerca de 400 mil pessoas passaram pelo ponto turístico. Segundo dados do atrativo, foi registrada uma média de 32,5 mil visitantes por mês, vindos de todos os estados brasileiros e de 140 países reconhecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao longo do ano, o Bioparque ainda recebeu 360 escolas e impactou diretamente milhares de estudantes, vindos de todas as regiões de MS e também de estados como Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Paraná.

Crescimento - O ano de 2025 também foi marcado pela ampliação do plantel do Bioparque, com o número de espécies passando de 446 para 470, um acréscimo de 24 novas espécies, além de atingir a marca de mais de 45 mil animais.

Já a parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) resultou na realização inédita de um exame de ultrassonografia e tomografia em uma cachara, espécie típica do Pantanal. O procedimento exigiu uma megaoperação técnica para manter o animal fora da água durante o exame. Tudo correu bem, e a cachara retornou ao seu tanque.

O Bioparque também realizou biometria, exames de rotina e enriquecimento ambiental para os animais que integram o nosso plantel.

Ao todo, o Bioparque realizou 94 reproduções de peixes desde a inauguração, em 2022. O destaque deste ano fica com o projeto Cascudos do Brasil, que realizou a reprodução de 23 espécies de cascudos, sendo três delas ameaçadas de extinção: Cascudo Onça, Cascudo Viola e Cascudo Cego das Cavernas. O projeto ainda registrou, em 2025, 74 desovas de cascudos.

O ano de 2025 também foi marcado pela ampliação do plantel do Bioparque, com o número de espécies passando de 446 para 470, um acréscimo de 24 novas espécies, além de atingir a marca de mais de 45 mil animais.

Reconhecimento – O complexo ainda recebeu o selo internacional “Ouro” em sustentabilidade, concedido pelo programa Good Travel Seal, da fundação holandesa Green Destinations, que posiciona o Bioparque Pantanal entre os atrativos turísticos mais sustentáveis do mundo. A certificação reconhece práticas ambientais responsáveis, governança eficiente e impacto social positivo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.