ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, DOMINGO  08    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Detran orienta sobre renovação automática e consulta da CNH digital

Para os motoristas que preferirem a versão impressa do documento, ela ainda pode ser solicitada

Por Judson Marinho | 08/02/2026 12:56
Detran orienta sobre renovação automática e consulta da CNH digital
Motorista acessando o aplicativo CNH do Brasil (Foto; Divulgação / Detran-MS)

A renovação automática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) já está disponível para milhares de condutores em Mato Grosso do Sul, segundo orientações repassadas pelo Detran-MS.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está em vigor em Mato Grosso do Sul, conforme anunciado pelo Detran-MS. O processo, realizado pela Senatran, permite a emissão digital do documento, acessível pelo aplicativo CNH do Brasil. Até o início de fevereiro, cerca de 8 mil CNHs foram renovadas automaticamente no estado, além de 2,3 mil emitidas de forma definitiva, reforçando a digitalização dos serviços de trânsito. A renovação automática ocorre para condutores que atendem aos critérios estabelecidos, como estar cadastrado no Renach e não ter infrações recentes. Motoristas com mais de 70 anos, CNHs vencidas há mais de 30 dias ou com restrições de saúde devem seguir o processo tradicional. Para quem deseja a versão física da CNH, é possível solicitar a segunda via pelo Portal Meu Detran ou presencialmente, pagando uma taxa de R$ 202,91. O Detran-MS também recomenda verificar o endereço de entrega antes de fazer o pedido.

O procedimento é realizado diretamente pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e resulta na emissão da CNH em formato digital, acessível pelo aplicativo CNH do Brasil.

De acordo com a Senatran, até o dia 3 de fevereiro, cerca de 8 mil CNHs de diferentes categorias foram renovadas automaticamente no Estado. No mesmo período, aproximadamente 2,3 mil CNHs definitivas também foram emitidas de forma automática, evidenciando a ampliação do uso de serviços digitais no processo de habilitação.

Segundo o Detran-MS, a execução da renovação automática é um procedimento que ocorre no sistema nacional, com base nos dados dos condutores registrados nos sistemas estaduais e integrados pelo Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

Quando o motorista atende aos critérios estabelecidos, a CNH é renovada automaticamente e disponibilizada na versão digital.

Na prática, isso significa que muitos condutores já estão com o documento válido e regularizado, sem necessidade de solicitar a renovação ou efetuar pagamentos.

A orientação do Detran é que o cidadão consulte o aplicativo CNH do Brasil antes de procurar atendimento presencial ou iniciar qualquer solicitação.

A renovação automática não se aplica a todos os condutores. Estão fora do benefício motoristas com 70 anos ou mais, CNHs vencidas há mais de 30 dias, condutores com restrições de saúde, aqueles que cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses e quem não está cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores. Nesses casos, a renovação deve ser feita pelos meios tradicionais no Detran-MS.

Segundo o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, o condutor que teve a CNH renovada automaticamente, mas deseja o documento físico, pode solicitá-lo normalmente. “Quando houver a opção pelo documento impresso, o Detran está preparado para orientar e atender o cidadão sobre a solicitação da segunda via”, explicou.

Para obter a CNH impressa, o motorista deve solicitar a segunda via junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) e pagar a taxa correspondente à impressão. O pedido pode ser feito pelo Portal de Serviços Meu Detran, no Meu Painel, acessando a aba Habilitação e selecionando a opção 2ª via da CNH, ou presencialmente em uma agência do órgão. O valor atual da taxa é de R$ 202,91 (UFERMS – Unidade Fiscal de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul, fevereiro de 2026).

O Detran-MS informou ainda que realiza uma revisão geral das taxas previstas na Lei Estadual nº 4.282, de 14 de dezembro de 2012, que estabelece a tabela de serviços do órgão. Apesar disso, no momento, o valor vigente para a emissão do documento físico permanece o mesmo.

Antes de solicitar a segunda via impressa, o órgão recomenda também verificar se o endereço para entrega do documento está atualizado, procedimento que pode ser realizado no Portal de Serviços, na área de Habilitação, por meio da opção Alterar endereço do condutor.