ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Hospital do Pênfigo vai convocar pacientes na fila da bariátrica

Mutirão de cirurgias do Governo de MS foi retomado em 61 hospitais

Por Anahi Zurutuza | 20/10/2025 17:43
Hospital do Pênfigo vai convocar pacientes na fila da bariátrica
Equipe em centro cirúrgico durante operação a paciente do mutirão em MS (Foto: Santa Casa/Divulgação)

O Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, começará a convocar pacientes que estão na fila para a realização de cirurgias bariátricas. Depois de um período de suspensão, os trâmites para retomar as operações voltaram a ser realizados nesta segunda-feira (20).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, retomou os trâmites para realização de cirurgias bariátricas após período de suspensão. A marcação de novos procedimentos depende da autorização da central estadual de regulação de pacientes, que voltou a receber as Autorizações de Internação Hospitalar nesta segunda-feira.A suspensão temporária fez parte de uma reorganização do programa "MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila", que conta com 68 estabelecimentos habilitados e investimento total de R$ 32 milhões. Dos hospitais participantes, 61 já retomaram os atendimentos, enquanto sete concluíram as metas previstas em contrato.

De acordo com o hospital, a marcação de novas cirurgias depende agora da Central de Regulação do Estado. “As AIHs (Autorizações de Internação Hospitalar) que estavam suspensas foram retomadas nesta segunda-feira (20/10). A partir de agora, o HAP (Hospital Adventista do Pênfigo) voltou a inserir as AIHs no sistema CORE (Central de Regulação do Estado). Assim que a Central de Regulação do Estado autorizar os procedimentos, os pacientes serão convocados pelo hospital, conforme a liberação e a disponibilidade de recursos.”

Apesar o anúncio da retomada dos procedimentos custeados pelo programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” em 61 hospitais de Mato Grosso do Sul na semana passada, nesta segunda-feira (20), ainda havia pacientes temendo não conseguir os tratamentos aguardados.

É o caso da acadêmica de Pedagogia, Luci Meire Silva Ferreira, de 44 anos, que desde o dia 25 de março espera pela data em que passará pela bariátrica, que procurou o Campo Grande News. Convivendo com a obesidade desde a infância, ela sofre com hipertensão e pré-diabetes, além de sofrer de ansiedade e constantes dores nas pernas.

Luci foi em busca do mutirão que visa zerar a fila do SUS (Sistema Único de Saúde) em setembro do ano passado, passou por consultas e exames e foi considerada apta em março deste ano. “Só ficou faltando mesmo eles ligarem marcando o dia da cirurgia”.

A estudante conta que já tentou de tudo para emagrecer e que a cirurgia bariátrica é sua última esperança. Na semana passada, a notícia da retomada dos procedimentos a deixou emocionada. “Para as pessoas, é fácil. Falam que é só fechar a boca, mas não é simples assim. Já tentei de tudo: remédios, regimes, exercícios. Nada adiantou. Sonho em fazer a cirurgia para ter uma qualidade de vida melhor.”

Suspensão – O “MS Saúde” foi suspenso temporariamente para “balanço”, conforme explicou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, em entrevista o Campo Grande News na quinta-feira (16).

Nesta sexta-feira (17), em nota, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que “a medida teve como objetivo reorganizar a execução financeira e operacional do programa, garantindo o equilíbrio na aplicação dos recursos e a continuidade dos atendimentos à população”.

“Atualmente, o MS Saúde conta com 68 estabelecimentos habilitados, totalizando um valor global de execução de R$ 32 milhões, distribuído conforme os procedimentos autorizados para cada unidade. Desse total, 61 unidades já retomaram os atendimentos, enquanto sete estabelecimentos concluíram integralmente as metas previstas em contrato, estando temporariamente fora da retomada por já terem executado os procedimentos contratualizados”, completa o comunicado.

A informação da suspensão chegou à reportagem no início do mês também por um paciente. No dia 9, Argemiro Vieira, de 80 anos, relatou que aguardava para realizar uma cirurgia de catarata no Hospital São Julião quando foi informado de que o procedimento havia sido suspenso e não seria realizado ainda este ano.

Na semana passada, foi a vez do Hospital Adventista do Pênfigo anunciar a suspensão temporária das cirurgias bariátricas. A própria instituição confirmou a paralisação, atribuída a uma reestruturação do programa conduzido pelo Governo do Estado.

Especificamente sobre as duas situações, a SES informou que ambos os hospitais “não haviam atingido o valor total do contrato no momento da suspensão e já receberam autorização para retomar integralmente os atendimentos, até a execução completa dos recursos previstos”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.