ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Jovem com suspeita de coronavírus diz que "pegou gripe na Alemanha"

Ele também viajou para Alemanha, onde teria passado mal, segundo mensagem atribuída ao rapaz

Marta Ferreira | 26/02/2020 14:57
Em publicação nas redes sociais, jovem aparece de máscara em Pequim. (Foto: Reprodução Instagram)
Em publicação nas redes sociais, jovem aparece de máscara em Pequim. (Foto: Reprodução Instagram)

Internado em isolamento em Ponta Porã, localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, o jovem de 24 anos que é o primeiro caso suspeito do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, estava em viagem de turismo por países orientais.

Identificado como produtor de vídeos, ele viajou com dois amigos e nas redes sociais dos três há imagens dos passeios, inclusive na China, onde o rapaz aparece usando máscara, em um dos casos durante viagem de metrô e também em pontos turísticos de Pequim.

Mensagem que circula em grupos de Whatsapp, atribuída ao jovem, diz que ele ficou um dia apenas na China e que os primeiros exames descartaram a suspeita de contágio pela doença.

“Eu não vim da China passei por lá um dia, mas tem mais de 15 dias!” No Instagram dele, de fato, é possível ver publicações de fotos com máscaras já há mais de uma semana. “Vim da Tailândia, peguei resfriado na Alemanha por conta do clima muito gelado e quando desembarquei no Brasil clima de muito calor”, prossegue o texto.

“Os exames não apontaram nada para corona, então hoje vou receber alta! Vim pro hospital não porque suspeitava que eu estava com corona, mas sim pra pegar um atestado que prove que não tenho o corona, que se tratava de uma gripe comum e assim poder voltar trabalhar normal”

Informações oficiais - O secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi, informou que o caso está sob acompanhamento, mas evitou dar detalhes, informando que o assunto está sob cuidado das autoridades estaduais e federais.

A suspeita já foi notificada ao Ministério da Saúde. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde, o paciente desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos e seguiu de carro até Ponta Porã (MS). Na cidade fronteiriça, foi atendido no Hospital Regional de Ponta Porã apresentando febre, coriza e dor de garganta.

Segundo informado, amostras foram coletadas para análise laboratorial para novo coronavírus, Influenza e outros vírus respiratórios. Segundo informado, o paciente segue sendo avaliado pela equipe médica para confirmação ou descarte do caso. Segundo a assessoria de imprensa, o paciente encontra-se estável, sem sinais de agravamento.

O comitê formado para tratar especificamente de medidas relativas ao novo coronavírus, ou Covid 19, como foi nominada a doença, está reunido nesta tarde.

Nos siga no Google Notícias