ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Mais notificações contra diálise são boas práticas e não problemas, diz SES

Foram 358 ocorrências em 2023 e 1.686 no ano passado, registro de 370,9% de crescimento

Por Lucia Morel | 25/05/2026 13:52
Mais notificações contra diálise são boas práticas e não problemas, diz SES
Paciente em tratamento de hemodiálise em clínica de Campo Grande. (Foto: Reprodução)

O aumento expressivo de notificações de eventos adversos relacionados aos serviços de hemodiálise de Mato Grosso do Sul, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), não está relacionado com mais erros, mas com as chamadas “boas práticas assistenciais”, orientadas por resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que trata das ações para a segurança do paciente em serviços de saúde.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informou que o aumento de 370,9% nas notificações de eventos adversos em serviços de hemodiálise entre 2023 e 2025 reflete boas práticas assistenciais e maior cumprimento da RDC Anvisa nº 36/2013, e não o crescimento de erros. A SES destacou que notificar indica que profissionais identificam riscos e propõem barreiras para evitar danos.

Ontem, o Campo Grande News mostrou que entre 2024 e 2026, a quantidade de registros de eventos adversos de serviços de diálise junto à Anvisa deu um salto significativo, saindo de 358 ocorrências em 2023 para 1.686 no ano passado, 370,9% de crescimento, o mesmo que 4,7 vezes mais. Números deste ano já ultrapassam os de três anos atrás e somam 456. Entre este ano e o ano passado, as clínicas de hemodiálise representam quase 80% de todas as notificações.

“Este aumento no número de notificações, se comparado a anos anteriores, reflete um maior cumprimento em relação à normativa da RDC Anvisa nº 36/2013”, sustenta o comunicado da secretaria, que define ainda que a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, realizada pela Anvisa e pelas vigilâncias sanitárias desde 2022, também contribuiu para que as notificações fossem de fato cadastradas.

“Este instrumento avalia 18 indicadores de estrutura e processo, além de regularidade da notificação de infecções relacionadas à assistência à saúde e também de eventos adversos. Ao longo dos anos temos tido uma expressiva adesão ao preenchimento por parte dos serviços, inclusive com destaque em nível nacional”, esclarece a nota.

Longe de definir problemas em relação à prestação do serviço de diálise, a SES argumenta ainda que o crescimento no número de ocorrências deriva também das inspeções sanitárias anuais em cada uma das unidades e clínicas que realizam hemodiálise em MS.

“Eventos adversos/incidentes acontecem em todos os serviços de saúde, o fato do estabelecimento notificar eventos adversos significa que os profissionais estão vigiando, estão conseguindo identificar o risco e a partir daí conseguem propor barreiras para evitar que o dano aconteça.”

DaVita - Sobre a investigação de más condições e pacientes que passaram mal na Clínica DaVita, a SES informou que a Vigilância Sanitária aguarda os prazos concedidos à empresa para que seja feita uma nova inspeção sanitária “para a verificação do cumprimento das não conformidades apontadas”.

Por fim, a secretaria explica que a vigilância mantém monitoramento da água de todos os serviços de hemodiálise do Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.