ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  12    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Mais um na rota de MS: elefante "Sandro" cruzará o Estado rumo a Santuário

Animal de 55 anos deve deixar Sorocaba nos próximos dias e percorrer cerca de 1.615 km até Mato Grosso

Por Clara Farias | 12/09/2026 15:05
Mais um na rota de MS: elefante "Sandro" cruzará o Estado rumo a Santuário
Elefante asiático Sandro, tem 55 anos, e será transferido de Sorocaba (SP) para Chapada dos Guimarães (MT). (Foto: SEB)

Mais um gigante está na rota de Mato Grosso do Sul. Sandro, elefante asiático de 55 anos, deve deixar o Zoológico de Sorocaba (SP) nos próximos dias com destino ao Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães (MT), e a viagem deve passar pelas estradas sul-mato-grossenses. Na noite desta sexta-feira (11), a caixa de transporte que será usada no deslocamento já foi instalada no local onde o animal vive.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Sandro, elefante asiático de 55 anos, deixará o Zoológico de Sorocaba em meados de setembro com destino ao Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. O trajeto de 1.615 quilômetros passará por Mato Grosso do Sul e deve durar dois dias e meio. Capturado na Ásia em 1971, o animal viveu em circos antes de passar 40 anos no zoológico. Será o quarto elefante a cruzar o estado nos últimos dois anos rumo ao santuário.

Ainda não há uma data definida para a saída de Sandro, mas a previsão é que o transporte ocorra em meados de setembro. O trajeto entre Sorocaba e o santuário tem aproximadamente 1.615 quilômetros e deve durar cerca de dois dias e meio. O tempo, no entanto, poderá mudar conforme o ritmo do animal.

A estrutura pesa cerca de 10 toneladas e conta com câmeras para acompanhar Sandro durante todo o percurso, além de aberturas que permitem ventilação. A equipe fará paradas para descanso, alimentação, hidratação e limpeza da caixa. Segundo o santuário, o elefante não será sedado para a viagem.

Mais um na rota de MS: elefante "Sandro" cruzará o Estado rumo a Santuário
Mais um na rota de MS: elefante "Sandro" cruzará o Estado rumo a Santuário
Caixa que Sandro será transportado sendo levada para Sorocaba (Foto: SEB)

A instituição explica que, durante o transporte, Sandro permanecerá em pé e poderá se apoiar nas paredes laterais e no portão traseiro da estrutura. Três câmeras instaladas dentro da caixa permitirão que a equipe acompanhe constantemente o comportamento e o nível de conforto do animal.

A história de Sandro começou há mais de cinco décadas. Segundo registros divulgados pelo santuário, ele foi capturado ainda filhote na Ásia, em 1971, e levado para a Holanda, onde seria treinado para apresentações. No mesmo ano, veio para o Brasil com o circo Orlando Orfei.

Durante uma década, Sandro passou por circos itinerantes. Em 1982, foi levado para o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, onde permaneceu por mais de 40 anos. Durante parte desse período, viveu com a elefanta asiática Haisa, que morreu em 2020.

Sandro será o quarto elefante a cruzar Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos em viagens com destino ao santuário. A primeira foi Pupy, em abril de 2025. A elefanta africana saiu da Argentina e percorreu cerca de 2.690 quilômetros até a Chapada dos Guimarães, passando pela BR-163 e sendo acompanhada por equipes de segurança durante o trecho sul-mato-grossense.

Mais um na rota de MS: elefante "Sandro" cruzará o Estado rumo a Santuário
Kenya durante parada da comitiva em Campo Grande (Foto: Campo Grande News/ Arquivo)

Em julho do mesmo ano, foi a vez de Kenya. Também vinda da Argentina, a elefanta africana percorreu aproximadamente 3,6 mil quilômetros até o santuário. Ela chegou a passar por Campo Grande durante o trajeto, que contou com monitoramento e paradas para alimentação, hidratação e descanso.

Cinco meses depois de cruzar Mato Grosso do Sul, Kenya morreu no santuário. A instituição informou, na época, que os dados preliminares da necropsia apontavam alta probabilidade de tuberculose em estágio avançado. Ela tinha idade estimada em 44 anos.

Já em junho deste ano, Baby, de 34 anos, foi a terceira elefanta a passar pelo Estado a caminho da Chapada dos Guimarães. Nascida nos Estados Unidos e depois mantida em circo e no Beto Carrero World, ela percorreu cerca de 1,9 mil quilômetros até o novo lar.

Assim como nos transportes anteriores, a viagem de Sandro terá localização e horários flexíveis. A equipe responsável explica que o cronograma depende principalmente do comportamento e do conforto do elefante durante o percurso.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.