ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MS atinge "taxa ideal" de contágio, mas preocupação é o próximo feriadão

Com a taxa caindo, MS deve entrar na lista de estados com curva decrescente na pandemia

Guilherme Correia | 06/10/2020 11:29
População no Centro de Campo Grande (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
População no Centro de Campo Grande (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

A taxa de contágio do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul finalmente reduziu para menos de 1 e foi para 0.99, meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde. Agora, a cada 100 casos confirmados em um dia, a data seguinte deve confirmar 99 novos infectados, o que indica previsão de inicio de queda na "curva" da pandemia no Estado. Apesar disso, a preocupação de autoridades de Saúde é em relação ao próximo feriadão, no próximo domingo (11) e segunda-feira (12).

Situação dos pacientes internados com covid-19 em Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução)
Situação dos pacientes internados com covid-19 em Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução)

Com novas 12 mortes e 553 novos infectados registrados nas últimas 24h, conforme live realizada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), já são 1.376 mortes pela doença e 72.546 casos confirmados. Atualmente, a taxa de letalidade está em 1,9%, e 431 pacientes estão internados com covid-19.

Nós não queremos repetir as cenas do feriado do dia 7 de setembro. [...] Teve uma repercussão muito negativa 15, 20 dias depois no número de casos que houve aqui no Estado", frisou o secretário Estadual de Saúde.

O titular da pasta reforçou alta movimentação de turistas nos municípios turísticos de Bonito e Rio Verde de Mato Grosso, por exemplo. Até mesmo em Campo Grande, segundo ele, houveram aglomerações de "todos os portes". "A gente colhe aquilo que a gente planta. [...] Vamos ter no finalzinho do mês, dia 25 até 31 de outubro, vamos ver a repercussão se vocês não estiverem lado a lado conosco", alerta.

Mesmo assim, como forma de propor redução de danos, o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, também indicou algumas recomendações para viagem.

Não há turismo sem o turista. A responsabilidade do turista é maior que a dos empresários, afinal eles vão circular nos restaurantes hotéis. Só viaje a Bonito se tiverem hotéis reservados. Não é necessário deslocar na cidade. Procure outros destinos com menos pessoas, o Estado é tão rico. Viaje em outras épocas. Se não consegue ficar em casa, pelo menos fico seguro. Use máscara, mantenha distanciamento, siga protocolos locais".

Retorno das aulas - Ao fim da live, Resende também reforçou recente decisão do Estado de não retornar aulas presenciais ainda em 2020. "Levou em consideração o não controle da doença aqui no Estado. Alguns países que tiveram retorno das aulas presenciais tiveram crescimento de até 500% do pessoal da área de educação", menciona.

Além disso, o secretário mencionou preocupação em relação à "síndrome inflamatória múltipla em pediatria", doença que ainda está sendo amplamente estudada e que representa perigo para as crianças.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias