ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MS recebeu 13 pedidos para reanálise do Prosseguir e já negou 5

Outros 8 municípios ainda esperam a resposta se terão autorização para descumprir medidas

Silvia Frias | 16/06/2021 10:31
Reunião realizada ontem à noite com MPMS, governo e prefeitura, após descumprimento do Prosseguir (Foto/Divulgação: MPMS)
Reunião realizada ontem à noite com MPMS, governo e prefeitura, após descumprimento do Prosseguir (Foto/Divulgação: MPMS)

O governo estadual analisou 5 dos 13 pedidos de flexibilização das medidas restritivas de biossegurança enviados por prefeituras de Mato Grosso do Sul e, segundo o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, todos foram negados, inclusive, o de Campo Grande. Dourados conseguiu autorização, mas não entra na conta, porque o pedido foi anterior.

O indeferimento das justificativas foi avaliado pela equipe do Prosseguir (Comitê do Programa de Saúde e Segurança da Economia) a partir da noite de ontem, após reunião com representantes do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e representantes de Executivos municipais.

“Já negamos cinco, entre eles, o de Campo Grande, estamos analisando os outros, é trabalho a mais para equipe que já está assoberbada, enfrentando pandemia, agora, passou madrugada para responder aos municípios”, alfinetou Resende.

Na Capital, lojas não essenciais voltaram a abrir as portas após mudança de bandeira (Foto: Marcos Maluf)
Na Capital, lojas não essenciais voltaram a abrir as portas após mudança de bandeira (Foto: Marcos Maluf)

O secretário disse que entre os 13 pedidos feitos, há prefeituras que encaminharam restrições até mais rígidas do que as previstas pelo Prosseguir. Porém, para os que previram flexibilização, como é o caso de Campo Grande, a resposta foi negativa.

“É momento crítico”, disse. Resende acredita que o indeferimento deverá ser levado em conta pelas prefeituras, principalmente na Capital e que Marquinhos Trad (PSD) irá “sinalizar positivamente”. O secretário recorreu à “preservação da unidade em Mato Grosso do Sul” no enfrentamento da covid-19. “Agora cabe ao MP e às prefeituras a reformulação”, disse.

As medidas restritivas impostas pelo Prosseguir, conforme bandeira de risco de infecção, foram questionadas por várias prefeituras, que flexibilizaram as medidas à revelia, causando disputa entre as gestões do Estado e dos Municípios.

Em Campo Grande, a bandeira cinza foi desconsiderada, sendo retrocedida à vermelha, com toque de recolher a partir das 22h e permissão de funcionamento das atividades não essenciais.

Isso provocou a realização de reunião com MPMS. Foi definido que a SES (Secretaria Estadual de Saúde) avaliaria as flexibilizações dos municípios e encaminharia o parecer ao Ministério Público, o que foi feito esta manhã.

A PGJ (Procuradoria Geral de Justiça) vai, agora, constitucionalidade dos decretos municipais e eventuais descumprimentos injustificados do documento estadual, nos parâmetros fixados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o tema.

A reportagem entrou em contato com o procurador-Geral da Justiça, Alexandre Magno Benites e  ele disse que ainda não foi informado dessas análises feitas pelo Estado, mas reforçou que cabe ao MP a análise da constitucionalidade dos decretos. O procurador-geral do Município de Campo Grande, Alexandre Ávalos, aindanão deu retorno ao questionamento.

#atualizada às 11h28 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias