ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Nove municípios de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário hoje

São eles: Angélica, Aral Moreira, Bodoquena, Deodápolis, Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Sete Quedas e Tacuru

Idaicy Solano e Mariely Barros | 13/05/2022 06:50
Vista aérea da cidade de Angélica, em Mato Grosso do Sul. (Foto: Carlos Braga)
Vista aérea da cidade de Angélica, em Mato Grosso do Sul. (Foto: Carlos Braga)

Angélica, município distante 272 km de Campo Grande, comemora 46 anos de história. A cidade foi criada no dia 13 de maio de 1976, quando desmembrou-se totalmente do município de Dourados. Registros históricos mostram que os fundadores chegaram por lá em meados de 1957.

Aral Moreira, distante 397 km de Campo Grande, completa 46 anos de emancipação político-administrativa com população estimada de 12.511 habitantes. A cidade está localizada na fronteira seca com o Paraguai, é destaque no Estado pelo seu potencial de produção de grãos, sendo que praticamente 80% de sua área territorial é destinada à agricultura.

Segundo registros, a história do município teve início em 1883, quando Thomas Laranjeira instalou suas ranchadas à margem direita do Rio Verde, nas proximidades da atual Vila Caú.

Em comemoração, haverá apresentação de cantores regionais a partir das 21h, como Bruno e Marllon, Léo e Rafael, conhecidos como os meninos da pecuária, e DJ Anderson.

Cachoeira Boca da Onça, ponto turístico de Bodoquena. (Foto: Boca da Onça Ecotur)
Cachoeira Boca da Onça, ponto turístico de Bodoquena. (Foto: Boca da Onça Ecotur)

Antiga Vila Novo Horizonte, Deodápolis comemora 46 anos hoje. Distante 265 km de distância da Capital, recebeu esse nome em homenagem a um de seus pioneiros, Deodato Leonardo da Silva.

Eldorado está situada às margens do Rio Paraná, no extremo sul do Estado, distante 442 Km de Campo Grande. A cidade comemora hoje seus 46 anos e recebeu esse nome por ser uma terra de grandes riquezas exploráveis.

Sua história começou em 1950, quando Omar Nunes Cardoso e Paulo Buganissi, proprietários de grandes glebas de terras, resolveram criar um novo núcleo urbano, a 20 km de Porto Morumbi. Com base em planta elaborada por Paulo Buganissi, iniciaram os trabalhos de implantação do povoado, a partir de 28/07/1952, com seu primeiro morador Manoel Farias.

Itaquiraí, distante 405 km da Capital, conta com uma população estimada de 21.376 pessoas e comemora seus 42 anos hoje. Território posteriormente ocupado pelos Terenas e Kaiowás, o povoamento da região foi marcado pela vinda de bandeirantes, sertanistas e monçoeiros que buscavam por ouro e caçavam índios.

As vastas plantações de mate-laranjeira foram um fator importante para alavancar a região socialmente e economicamente. O município conquistou sua emancipação em 1980, e em 1989, passou por um processo de Reforma Agrária a partir da luta dos trabalhadores rurais sem terra.

Mundo Novo, localizado no extremo sul do Estado, comemora 46 anos nesta sexta-feira. O município faz divisa com o Paraná e com o Paraguai, através da cidade de Salto Del Guairá. A cidade é considerada a que oferece melhor qualidade de vida, entre as cidades do Conesul de MS. Distante 463 km de Campo Grande, o município conta com uma população estimada de 18.473 pessoas.

O município começou a ser povoado por volta de 1955, com a chegada de famílias vindas do estado de São Paulo, com a ajuda do fazendeiro Adjalmo Saldanha, que vendia lotes da própria fazenda para pessoas interessadas em residir naquela região.

Tacuru faz 42 anos hoje. Distante 421 km de Campo Grande, iniciou sua história a partir de 1954, em um pequeno núcleo existente, habitado por ervateiros paraguaios e índios Caiuás. Foi elevada a distrito pela Lei N.º 1.166, de 20 de novembro de 1958 e o município foi criado pela Lei N.º 72 , de 13 de maio de 1980.

José Máfia Ortiz, Ignácio Cure, Rafael Dória e Cleto de Moraes Costa tão logo tomaram conhecimento do potencial da região e passaram a lutar pelo progresso do povoado. Em 1955, surgiu a primeira casa de comércio, de Alfeu Rosa Brum, bem como a primeira escola, sendo seu primeiro professor Cleto de Moraes Costa.

Sete Quedas, distante 468 km da Capital, também comemora 42 anos hoje. A cidade surgiu como consequência da implantação do projeto integrado de colonização, criado pela portaria número 1.478, de 4 de outubro de 1973, da presidência do Incra no dia 4 de abril de 1974.

Foi elevada a distrito pela Lei nº 3.765, de 30 de junho de 1976 e o município criado pela Lei nº 73, de 12 de maio de 1980. Comemora-se no dia 13 de maio sua emancipação política.

Em Sete Queda, hoje tem rodeio, a abertura é às 20h, em seguida, terá show com Breno Reis e Marco da Viola às 23h. Amanhã, às 13h, o torneio volta com prova de tambores seguida do rodeio em touros; às 23h, o cantor Loubet sobe ao palco, e depois, Pedro e Buttini. No domingo, acontecem as finais do rodeio durante toda a tarde. À noite, o grupo Artistas Prata da Casa se apresenta por volta das 23h. Local: Sede do Sindicato Rural, Avenida Dom Pedro II, n° 1679.

Vista aérea da cidade de Sete Quedas, em Mato Grosso do Sul. (Foto: MS News)
Vista aérea da cidade de Sete Quedas, em Mato Grosso do Sul. (Foto: MS News)

Bodoquena completa 42 anos hoje. Distante 269 km de Campo Grande, o município recebeu os primeiros colonos por volta de 1948: Francisco de Paula Chagas (Chico Mineiro), Francisco Maciel e Alfredo Pedro de Araújo. Para chegar até a colônia, era preciso andar 55 quilômetros de trilha, que ligava, ao município de Miranda, trecho conhecido como Trilha dos Caminheiros da Fé, devido as dificuldades que os colonos encontravam ao atravessar a mata, morros e pântanos. Em época de cheias, era quase impossível atravessar o Rio Miranda.

Primeiro, formou-se um povoado com o nome de Vila da Amizade, onde começaram a surgir os primeiros estabelecimentos comerciais, na maioria, pequenos bolichos e botecos. No dia 14 de dezembro de 1963, o governador do então Estado de Mato Grosso, Fernando Corrêa da Costa, assinou a Lei Estadual nº. 2.079, criando o Distrito Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, no município de Miranda, que ficou popularmente conhecido como Distrito do Campão, por ser uma grande área de campo com pastagens nativas.

O Distrito Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo desenvolveu-se rapidamente, graças ao crescimento do comércio e indústrias ativas, além da produção agropecuária, que rendia aos cofres públicos do Município de Miranda uma considerável soma em impostos pagos. Reconhecendo os valores contribuídos e os serviços prestados ao distrito, os colonos começaram a se sentir lesados, surgindo então a ideia de emancipação.

Em 13 de maio de 1980, o povo do então Distrito do Campão foi surpreendido pelo governador da época, Marcelo Miranda Soares, que publicou no Diário Oficial MS nº 338 a Lei Estadual nº 87 de 13 de maio de 1980, que tratava da criação do município de Bodoquena, palavra que, em tupi-guarani, significa "nascente em cima da serra".

Nos siga no Google Notícias