ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Operação padrão dos auditores fiscais continua, mas ainda não surtiu efeito

A ação é parte de protestos da categoria pelo corte de R$ 1,2 bilhão do orçamento da Receita Federal

Lucia Morel | 03/01/2022 18:45
Unidade alfandegária em Mundo Novo. (Foto: Reprodução/Mapio)
Unidade alfandegária em Mundo Novo. (Foto: Reprodução/Mapio)

A operação padrão dos auditores fiscais da Receita Federal continua em todo Brasil e também em Mato Grosso do Sul. O protesto conta cortes no orçamento para este ano começou em 27 de dezembro e segundo o sindicato da categoria no Estado, ainda não surtiu efeito.

O presidente do Sindifisco (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal) Nacional em Mato Grosso do Sul, Anderson Novaes, informou que não houve nenhum avanço na negociação com o governo para o cumprimento da pauta de reivindicações.

Ele lembrou que ainda no dia 27 houve uma reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para discutir as demandas, mas nenhum compromisso ou prazo foi estabelecido.

A operação padrão é parte das ações de protesto da categoria pelo corte de R$ 1,2 bilhão do orçamento do órgão para este ano, pela falta de concurso público para o preenchimento das vagas em aberto e pelo não cumprimento pelo governo federal de acordo para o pagamento de bônus de eficiência a classe.

“Diante dessa inércia e descaso do governo federal com a categoria, a mobilização prossegue em todo o país. Em Mato Grosso do Sul o movimento nas unidades alfandegárias de Corumbá, Ponta Porã e Mundo Novo foi tranquilo neste início de semana, até por conta a passagem de ano”.

A expectativa, segundo ele, é que “com a retomada do comércio internacional nesta semana, o movimento de caminhões aumente nessas aduanas, o que deverá causar a formação de longas filas, como já ocorreu em Ponta Porã, na semana passada”, avalia Novaes.

Além da operação padrão, desde o dia 20 de dezembro do ano passado, auditores-fiscais que ocupavam funções de chefia nas unidades da Receita no estado e em todo o país entregaram os cargos.

Em Mato Grosso do Sul, 19 chefias pediram exoneração, incluindo os delegados e delegados-adjuntos das aduanas de Corumbá, Ponta Porã e Mundo Novo e da unidade de Campo Grande.

Prejuízos - o presidente do Sindifisco Nacional MS explicou que durante a operação ocorre uma demora maior no desembaraço de mercadorias exportadas e importadas em razão da verificação mais detalhada dos produtos e análise redobrada da documentação.

Ele disse que o procedimento é aplicado a todos os tipos de mercadorias, exceto, aos medicamentos, insumos médico-hospitalares, cargas vivas e perecíveis.

Entre as outras ações aprovadas em assembleia da categoria, está a implementação da chamada meta “zero” para todos os setores e atividades, de modo que fiscalizações fiquem sem resultado e encerramento.

Também ocorre paralisação de todos os projetos do plano operacional da Receita e deixarão de ser preenchidos os relatórios de atividades.

Nos siga no Google Notícias