ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Operação padrão provoca fila de espera na alfândega na fronteira, diz sindicato

No protesto da operação padrão, exame minucioso da carga provoca demora na liberação e fila na alfândega

Silvia Frias | 28/12/2021 13:47
Estacionamento da aduana de Ponta Porã com caminhoneiros à espera de atendimento. (Foto: Divulgação)
Estacionamento da aduana de Ponta Porã com caminhoneiros à espera de atendimento. (Foto: Divulgação)

O Sindifisco-MS (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de MS) informou que a operação padrão da categoria já estaria provocando filas na aduana de Ponta Porã. Pelo sistema, auditores fiscais fazem fiscalização mais detalhada, o que atrasa a liberação das mercadorias.

O sindicato divulgou foto em que há vários caminhões parados na aduana em Ponta Porã, à espera do atendimento dos auditores fiscais.

Além de Ponta Porã, a operação padrão também ocorre em Corumbá e de Mundo Novo. A operação é uma das ações determinadas pelo Sindifisco Nacional, como protesto contra o corte de R$ 1,2 bilhão do orçamento da Receita Federal para 2022 e do não cumprimento pelo governo federal de acordo para pagamento do bônus de produtividade da categoria.

O presidente do Sindifisco Nacional em Mato Grosso do Sul, Anderson Novaes, Anderson Novaes, disse que a tendência é que a situação se agrave a partir da próxima semana em todas as unidades alfandegárias. A operação padrão é adotada a quase todos os tipos de mercadorias, exceto aos medicamentos, insumos médico-hospitalares, cargas vivas e perecíveis.

Além da operação padrão, desde segunda-feira (20), auditores fiscais que ocupavam funções de chefia nas unidades da Receita no Estado e em todo o País entregaram os cargos. Em Mato Grosso do Sul, 19 chefias pediram exoneração, incluindo os delegados e delegados-adjuntos das aduanas de Corumbá, Ponta Porã e Mundo Novo e da unidade de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias